Ex-advogado do goleiro Bruno assume defesa de acusado de matar Janaína Bezerra

Quaresma assumiu o caso apenas um dia antes da data prevista para o julgado, que havia sido remarcado para hoje (1º)

Ex-advogado de goleiro Bruno assume defesa de acusado de matar Janaína Bezerra | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A defesa de Thiago Mayson da Silva agora está a cargo do advogado Ércio Quaresma, conhecido nacionalmente por defender o ex-goleiro Bruno e, depois, o ex-policial militar Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, no caso do assassinato de Eliza Samudio. Quaresma assumiu o caso do estupro e morte da estudante Janaína Bezerra na quinta-feira (31), um dia antes da data prevista para o julgamento. O Júri Popular estava agendado para esta sexta-feira (1º), mas foi suspenso a pedido do advogado.

De acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça do Piauí, o julgamento foi adiado devido à renúncia das advogadas de defesa e ao substabelecimento para outro advogado, Quaresma, que solicitou o adiamento devido à sua participação em outra audiência de um acusado sob custódia. Até o momento, não foi definida uma nova data para o julgamento, que já enfrenta o segundo adiamento. O Meionorte.com entrou em contato com o advogado, que apenas confirmou que está na defesa de Thiago Mayson.

Ércio Quaresma, que defendeu o ex-goleiro Bruno, assume defesa de acusado de matar Janaína Bezerra (Foto: Reprodução)

Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos, enfrenta acusações de estupro e assassinato da estudante de jornalismo Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos. O crime foi cometido dentro de uma sala de estudos do curso de matemática da Universidade Federal do Piauí. 

Leia Mais

Família pede justiça

Em entrevista para a TV Meio Norte, Adão Bezerra, pai de Janaína, declarou que deseja que a condenação do acusado seja justa para a família. "O julgamento era para ter ocorrido no dia 17 de agosto e não aconteceu, adiaram para hoje. Hoje, estamos aqui para assistir ao julgamento desse indivíduo, e eu quero sair daqui com a certeza de que não vai acontecer. Estou aqui para que seja resolvido esse problema, e espero a condenação máxima dele, que ele seja julgado. Deve pagar pelo erro que cometeu."

Janaína Bezerra foi morta em janeiro dentro de uma sala da UFPI (Foto: Redes sociais)

Abalada, a mãe da jovem, Maria do Socorro, expressou que sente todos os dias a tristeza pelo sofrimento que a filha enfrentou e a dor da saudade. "Para mim, é muito triste, todos os dias são tristes. Todos os dias eu choro para ver minha filha, e com fé em Deus, ele vai ser condenado, e eu só quero justiça. Estou clamando por justiça porque ele tirou uma vida, tirou tudo da gente, tirou sonhos", falou.

Representantes da Frente Popular de Mulheres contra o Feminicídio levaram cartazes, faixas e realizaram uma manifestação em frente à 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Teresina. Rosa Maria Monteiro, representante do movimento, pediu apoio da sociedade para que o caso ganhe mais repercussão.

"Tudo mundo precisa olhar para o que está acontecendo diante do nosso nariz. Estamos aqui para pedir justiça por Janaína Bezerra e por todas as mulheres que são vítimas de feminicídio no estado do Piauí. Não é possível que essa dor que Janaína está sentindo, e todas nós, mulheres que estamos aqui, estamos sentindo, se perpetue. É necessário que haja um julgamento justo do acusado, que ele pague na proporção da gravidade do crime que cometeu," afirmou

Relembre o crime

Investigações do Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) apontam que a jovem foi brutalmente estuprada e morta dentro de uma sala de estudo do curso de matemática da Universidade Federal do Piauí (UFPI) durante uma calourada, na madrugada de 28 de janeiro.

O homicídio qualificado envolveu o emprego de meio cruel, uma vez que a vítima morreu por asfixia e teve o pescoço quebrado, além da qualificação por feminicídio, devido à condição de mulher da vítima. Thiago Mayson alegou que teve um encontro com Janaína durante a festa e a convidou para uma sala de estudos do curso de Matemática, onde alega ter mantido relações sexuais consensuais com a vítima.

Thiago Mayson segue preso na Cadeia Pública de Altos (Foto: Polícia Civil)

A delegada Natália Figueiredo, à frente das investigações, revelou que Thiago cometeu atos de violência sexual contra a estudante enquanto ela estava viva e quando ela já estava morta. Natália Figueiredo também falou que o mestrando fez imagens da vítima durante o estupro, enquanto ela sangrava. 

Após a conclusão do inquérito policial, Thiago Mayson foi indiciado por homicídio duplamente qualificado, além dos crimes de estupro, vilipêndio de cadáver (atos de violência após a morte) e fraude processual, devido às tentativas de ocultação de provas do crime.

Thiago Mayson foi indiciado por homicídio duplamente qualificado (Foto: Reprodução)

A Justiça do Piauí aceitou a denúncia contra o estudante de mestrado e o processo prosseguiu na 1ª Vara do Tribunal do Júri. Thiago, que foi preso em flagrante, teve sua prisão convertida para preventiva e está detido na Cadeia Pública de Altos.

O inquérito foi concluído em nove dias, e a denúncia do Ministério Público foi apresentada em 14 de fevereiro, sendo aceita pela Justiça em 17 de fevereiro. No dia 24 de fevereiro, o acusado foi oficialmente citado pela Justiça e convertido em réu pelos crimes cometidos contra Janaína.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES