Marcelo Nolleto defende fortalecer a relação do Executivo com Legislativo

O secretário de Governo se reuniu com o presidente da casa, deputado Franzé Silva (PT), e fez agradecimentos ao trabalho do Legislativo no 1º semestre

Secretário de Governo Marcelo Nolleto durante visita à Alepi | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Governo do Piauí, Marcelo Nolleto, acompanhou nesta terça-feira (4) a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Durante a ocasião, foram analisadas 15 proposições, entre elas cinco mensagens do Executivo estadual, sendo a maioria sobre o meio ambiente.

Secretário de Governo Marcelo Nolleto durante visita à Alepi Foto: Ascom 

Nolleto se reuniu com o presidente da casa, deputado Franzé Silva (PT), e fez agradecimentos ao trabalho do Legislativo no primeiro semestre de 2023. “Nossa impressão é de que há um ambiente pacificado, harmônico, estável, e isso interessa muito mais ao povo do Piauí”, afirmou. 

Leia Mais

O secretário também conversou com os deputados Gessivaldo Isaias, Ziza Carvalho, Fábio Novo, Francisco Limma e Jannaina Marques.  “A gente sente o quanto hoje, mais ainda, o estado do Piauí, dentro do Brasil e no mundo, tem uma preciosidade, que são essas questões, esses biomas, essas reservas florestais que a gente precisa cuidar bem. Precisamos ter todo esse cuidado de garantir o desenvolvimento do agronegócio, mas também da agricultura familiar, e também essa preocupação com nossos biomas, nossa vegetação nativa, com os povos originários”, destacou. 

Marcelo Nolleto acrescentou que as visitas aos parlamentares  vão ser mais frequentes, para que a proximidade entre Executivo e Legislativo seja fortalecida. “Pretendemos afunilar mais, deixar mais harmônico para que a gente consiga colocar em pauta tudo o que for mais benéfico para a melhoria da vida do nosso povo”, finalizou.

Pauta da CCJ

Entre as propostas analisadas está o projeto de lei nº 36/23, com a mensagem nº 78, que altera o artigo 70 da lei nº 5.165, de 17 de agosto de 2000, que dispõe sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos, institui o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos e dá outras providências. O relator é o deputado Francisco Limma.

Após aprovado na CCJ, o PLO segue para a Comissão de Infraesturura, Política Econômica e Turismo.

Há ainda o projeto de lei ordinária nº 39/23, encaminhado via mensagem nº 82, que institui a Política Estadual de Combate à Desertificação e para fins de Recuperação de Áreas Degradadas no Estado do Piauí. O relator é o deputado Ziza Carvalho.

Aprovado pela CCJ, a proposição segue para votação na Comissão de Defesa do Conusmidor, do Meio Ambiente e Acompanhamento dos Fenômenos da Natureza.

O PL nº 40/23 (mensagem nº 83), que institui a Política Estadual de Prevenção e Combate ao Desmatamento Ilegal, também tem a relatoria de Ziza Carvalho. Após aprovado na CCJ, a matéria segue para a Comissão de Defesa do Conusmidor, do Meio Ambiente e Acompanhamento dos Fenômenos da Natureza.

O PL nº 42/23, acompanhado da mensagem nº 91, institui a Política Estadual de Educação Ambiental e revoga a lei nº 6.565, de 30 de julho de 2014, que dispõe sobre a Educação Ambiental. O relator do PL é Francisco Limma. Após aprovação pela CCJ a proposta segue para a Comissão de Defesa do Consumidor, do Meio Ambiente e Acompanhamento dos Fenômenos da Natureza.

Consignação em folha

Uma outra mensagem, a de nº 92, encaminha o projeto de lei complementar nº 05/23, altera a lei complementar nº 13, de 03 de janeiro de 1994, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Piauí, das autarquias e das fundações públicas estaduais, aumentando o limite do valor máximo para as consignações em folha de pagamento a favor de terceiro de 45% para 50%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES