Obras de usinas de hidrogênio verde no Piauí iniciam no mês de outubro

Indústrias de energia limpa vão ter capacidade de produção de até 26,4 GW de energia até 2038

Obras de usinas de hidrogênio verde no Piauí iniciam no mês de outubro | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles e o presidente da Solatio, Pedro Vaquer, anunciaram duas datas importantes para o avanço da produção de hidrogênio verde na Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Parnaíba. No dia 6 de maio, está programado o lançamento das usinas solares em Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Já em 19 de outubro, estão previstas o início das obras das indústrias que vão operar no Piauí.

Durante uma coletiva de imprensa realizada no Palácio de Karnak nesta quarta-feira (21), Fonteles e Vaquer detalharam o cronograma inicial para a implementação da indústria que produzirá amônia a partir da água. No total, o Piauí terá capacidade de gerar 26,4 GW de energia em Parnaíba, com operações em usinas de hidrogênio verde e energia solar.

De acordo com informações divulgadas pelo presidente da Solatio, Pedro Vaquer, o projeto deve produzir, em capacidade total, até 11,4 GW de hidrogênio e amônia dividido em seis fases de 1,9 GW. A  primeira fase vai entrar em operação em janeiro de 2028 e a cada dois anos vai haver a evolução do empreendimento até chegar à fase total em janeiro de 2038.

Obras de usinas de hidrogênio verde no Piauí iniciam no mês de outubro - Foto: Ascom

Além disso, Vaquer garantiu que serão construídos 15 GW de energia solar no Piauí na região de Parnaíba em seis fases de 2,5 GW, com início de operação em janeiro de 2028 para alimentar a primeira fase. O resto da energia virá de usinas mato-grossenses e mineiras.

Fonteles destaca que foi dado mais um passo importante para que esta cadeia industrial de energia passe a funcionar. "Este é um projeto que coloca o Piauí no cenário global da energia verde e do hidrogênio verde, exportando essa energia para vários países, especialmente da Europa. O planejamento é iniciar as obras das indústrias ainda este ano. O maior desafio é obter toda a estruturação com conexão ao sistema elétrico nacional, consumindo energia limpa. Também teremos usinas solares aqui no Piauí para abastecer as indústrias. Os investimentos se multiplicam e os empregos de qualidade também, que é nossa maior obsessão", afirma. 

Pedro Vaquer explica que a Solatio está empenhada em agilizar as obras e a operacionalização. "Estamos falando de investimentos próximos de R$ 100 bilhões até 2038. Já as usinas de energia, representam um investimento de R$ 40 bilhões. Com persistência, vamos realizar um sonho que começou lá atrás. Mas tivemos um governador que apostou e agora todos os caminhos estão abertos para isso", acrescenta.

Obras de usinas de hidrogênio verde no Piauí iniciam no mês de outubro - Foto: Ascom

O primeiro passo concreto para a materialização do projeto aconteceu no dia 15 de dezembro, com o lançamento da pedra fundamental de dois empreendimentos para a produção hidrogênio verde dentro da ZPE. As indústrias são de responsabilidade da Green Energy Park e da Solatio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES