Ovacionado, Erlan Bastos recebe título de cidadão teresinense

No plenário Vereador José Ommati, Erlan foi calorosamente recebido por fãs, colegas de trabalho e familiares.

Erlan Bastos recebe título de cidadão teresinense do vereador Antônio José Lira | Ravena Lages
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Natural de Manaus, no Amazonas, o jornalista Erlan Bastos recebeu nesta terça-feira (12) o título de cidadão honorário de Teresina durante sessão solene da Câmara Municipal. A homenagem foi sugerida pelo vereador Antônio José Lira (Republicanos) e acatada pelos parlamentares no mês de julho.

A honraria foi concedida em reconhecimento às ações sociais de Erlan. Desde sua chegada ao Piauí em 2018, ele tem prestado serviços em prol da população em situação de vulnerabilidade da capital e contribuído com a visibilidade do jornalismo piauiense.

Erlan Bastos recebe título de cidadão teresinense (Foto: Ravena Lages)

No plenário Vereador José Ommati, Erlan foi calorosamente recebido por fãs, colegas de trabalho e familiares. A mesa de honra, que testemunhou esse momento especial, foi composta pelo deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Evaldo Gomes (Solidariedade), pelo vereador Antônio José Lira (Republicanos), diretor de Jornalismo da Rede Meio Norte, Marcos Monturil, pelos jornalistas Suyane Pessoa, Dudu Camargo e Amanda Nara, além da mãe de Erlan, Maria Elandia.

Leia Mais

O vereador Antônio José Lira reiterou ser uma honra ter Erlan como cidadão teresinense e enfatizou a importância do jornalista para Piauí. “Primeiro, eu sou um fã, admirador e a história do Erlan é um exemplo de determinação, superação, gratidão e o mais importante, uma pessoa que veio do povo, um catador de latas filho de pessoas simples. Mesmo com as dificuldades que teve pela vida, não levou aquilo como ranço, levou como se o passado e a dificuldade passassem a ser seus professores na vida. Para o Piauí, é uma pessoa gigante, do coração gigante."

Ovacionado, Erlan Bastos recebe título de cidadão teresinense (Foto: Ravena Lages)

Erlan Bastos expressou sua gratidão às pessoas que o acompanharam em sua jornada e falou da necessidade de aprender com erros e acertos ao longo do caminho.  Durante seu discurso, o jornalista também compartilhou a experiência de ter morado nas ruas de São Paulo e como isso o ensinou a valorizar a civilidade e a solidariedade, independentemente de sua posição social.

“Quem dedica o seu tempo a acompanhar a minha trajetória e tudo que acontece na minha vida é por conta da presença dessas pessoas. A nossa trajetória é formada por erros e acertos e depende muito de como a gente reage a acertos e como a gente reage aos erros. Na época em que eu morava na rua em São Paulo, eu encontrei mais civilidade embaixo de uma ponte do que em muitos apartamentos de luxo. Na rua, tinha uma parceria e pessoas que tinham a necessidade de ajudar aos outros e eu levei isso como ensinamento para minha vida, não importa se hoje eu sou estagiário, vereador, prefeito ou governador, a gente sempre andar com humildade, com os pés no chão”, falou Erlan Bastos.

O diretor de Jornalismo da Rede Meio Norte, Marcos Monturil, elogiou Erlan como uma figura de grande repercussão e visibilidade no Piauí, o que aproxima ainda mais o profissional da regionalização da marca Meio Norte.

“O Erlan é hoje uma figura nacional em termos de repercussão e que tem uma visibilidade nacional e não à toa, a vinda dele para a Rede Meio Norte combina com essa estratégia de regionalização da marca, um fato também que o Erlan desenvolveu nos últimos anos uma afinidade muito grande com Teresina, com o Piauí” comentou

Erlan Bastos, jornalista e empresário de 29 anos, é filho de Maria Elandia Martins e Erivaldo Bastos dos Santos. Desde os sete anos de idade, ele catava latinhas, uma atividade que o ajudou a sustentar a família desde cedo.

Aos 16 anos, Erlan iniciou ingressou na carreira de jornalista como repórter voluntário e, aos 18 anos, foi contratado. Sua carreira na televisão aberta começou na Rede TV Manaus, onde trabalhou no programa Balanço do Dia e posteriormente no Amazonas no 24h e no programa Rompendo Barreiras.

Em 2018, Erlan recebeu o convite de Wrias Moura para participar do programa no Supertop, do Grupo Meio Norte de Comunicação. Nesse mesmo ano, ele se tornou âncora do programa Vida de Artista, que abordava o mundo das celebridades e alcançou repercussão nacional, colocando o Piauí em evidência no cenário televisivo.

Além de seu trabalho em frente às câmeras, nos bastidores das atrações, Erlan estava sempre engajado em ajudar discretamente pessoas em situação de vulnerabilidade. Durante sua passagem pelo Piauí, estima-se que pelo menos quatro mil famílias foram beneficiadas por suas ações.

Em 2020, Erlan deixou a Rede Meio Norte e se mudou para o Ceará, onde comandou o programa Balanço Geral local, sendo, mais uma vez, líder de audiência e superando até mesmo a Rede Globo de Televisão, que ficou em segundo lugar.

Em 2023, Erlan retornou ao Piauí, assumindo o comando do programa da tarde. Além de fornecer informações, ele se dedica a utilizar seu programa em benefício do povo, realizando ações de caridade e auxiliando diversas famílias piauienses.

O jornalista Carlos Morais expressou sua felicidade em participar da solenidade de entrega do título honorário a Erlan. Ele elogiou a trajetória de vida de Erlan, comparando-a ao jornalista Donizetti Adalto e reconhecendo o mérito de Erlan em receber o título de cidadão teresinense.

“O Erlan é um jovem expoente da comunicação, um jovem que lembra muito o Donizetti pelo seu estímulo, pela sua veemência, e então ele está de parabéns. Já recebeu o título de cidadão piauiense e agora está recebendo o título de cidadão teresinense. Ele merece, tem uma trajetória de vida espetacular. O Erlan é um jovem que saiu das ruas para fazer esse enorme sucesso. Estou muito feliz em ter vindo a Curitiba, no Paraná, para participar dessa solenidade e dar um abraço nele, contou.

Maria Elandia, mãe de Erlan Bastos, descreveu seu filho como alguém de quem ela tem muito orgulho. “Tenho um orgulho imenso do homem que ele se tornou, sempre fazendo escolhas que vão além de seu próprio sucesso, escolhendo se apaixonar por Teresina e dedicar sua vida às pessoas. Desde que ele falou sobre o desejo de receber este título, eu sabia o quanto isso era importante para ele”, comentou.

Em sua fala, Dudu Camargp falou da importância de comunicadores como Erlan, que usam o jornalismo para ajudar o próximo, indo além de simplesmente fornecer informações. “Quero parabenizar Erlan por este título, não apenas pela história, porque não há nada melhor do que alguém que passou por necessidades e compreende as necessidades do povo. Erlan sempre fez o bem às pessoas, sem se preocupar com resultados, ele faz isso porque realmente valoriza as pessoas. É de extrema importância ver um comunicador que utiliza sua plataforma para ajudar os outros, pois, embora informar seja fundamental, Erlan vai além, aproveitando a oportunidade para auxiliar o próximo. Hoje em dia, é cada vez mais raro encontrar comunicadores que pensem no bem do próximo e na comunidade em geral, mas Erlan é um exemplo do bem”, frisou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES