Sesapi faz trabalho de busca ativa para casos de meningites e hepatites

Para o próximo ano, a equipe quer fazer uma capacitação para todos os 12 territórios do estado

Sesapi faz trabalho de busca ativa para casos de meningites e hepatites | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Coordenação de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está realizando trabalho de busca ativa nas cidades do Piauí para casos de meningites e hepatites A, B e C.  A ação está sendo efetuada numa alusão ao Julho Amarelo, que é o mês de combate às hepatites virais. A técnica estadual para hepatites virais da Coordenação Estadual, Thamisa Brito, afirma que o trabalho está sendo feito nos municípios sem notificação ou com notificação que tenha inconsistência.

A equipe já passou pelas cidades de Juazeiro, Alto Longá, Sigefredo Pacheco, Campo Maior, Oeiras, Santo Inácio do Piauí, São Raimundo Nonato, Jurema, São Brás, Fartura e Guaribas.

“Estamos conversando com os coordenadores de saúde, orientando sobre os testes e a prevenção. Temos ainda um cronograma de muitas visitas até o final deste ano para refazer a linha de cuidados para pacientes portadores de hepatites”, afirma a técnica.

Para o próximo ano, a equipe quer fazer uma capacitação para todos os 12 territórios do estado, executando a política proposta pelo Ministério da Saúde que é eliminar as hepatites virais até 2030.

Governo do Piauí decreta emergência zoosanitária para gripe aviária

O Governo do Piauí decretou estado de emergência zoosanitária devido à gripe aviária.A medida foi publicada na edição de sexta-feira, 28 de julho, do Diário Oficial do Estado e tem validade de 180 dias, seguindo a orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária.  

A assinatura do documento contou com a participação do governador Rafael Fonteles, do secretário de Governo, Marcelo Nolleto, e do secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu. O Governo Federal já havia declarado emergência zoosanitária em todo o território nacional em 22 de maio.

Apesar de o Piauí ainda não ter registrado nenhum caso confirmado da doença, secretário Fábio Abreu explicou que o decreto facilita o acesso a recursos e agiliza os atendimentos em casos suspeitos. Ele ressaltou a importância da medida para permitir a solicitação de recursos para o combate à doença. 

(Com informações da Sesapi)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES