Passe Livre para o Enem vai beneficiar 14 mil estudantes no Piauí

De acordo com a Seduc, 3.915 em Teresina e 7.085 de municípios do interior do Estado vão receber o cartão

Enem 2023 acontecerá neste mês de novembro | Ananda Soares/Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de 14 mil estudantes da Rede Estadual de Educação do Piauí serão beneficiados com o Passe Livre para  facilitar o deslocamento de estudantes até os locais de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), fará o lançamento da ação na manhã desta terça-feira (31), às 8h, no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Raldir Cavalcante Bastos, espaço educacional localizado em Teresina / Piauí.

De acordo com a Seduc, 3.915 em Teresina e 7.085 de municípios do interior do Estado vão receber o cartão, que permitirá, além da mobilidade dos estudantes da capital até os seus locais de provas, o deslocamento dos alunos do interior até os polos de aplicação nos dois domingos de Enem, que acontecem nos dias 5 e 12 de novembro de 2023.

No Piauí, 99.644 estudantes efetivaram a inscrição para o certame em 2023, o que representa um aumento de 12% em relação ao ano anterior, resultado de uma intensa mobilização da Seduc por meio do programa Novo Pré-Enem Seduc. A aplicação de provas acontecerá em 33 municípios piauienses.

“O Enem é a principal forma de ingresso no Ensino Superior. O Piauí tem o histórico de estar sempre entre os primeiros Estados do Brasil em taxa de presença. Esse comparecimento é resultado de uma soma de esforços, uma dessas iniciativas é o Passe Livre, que garante o transporte para os estudantes que possuem algum tipo de dificuldade para chegar até o local de prova”, comenta o secretário da Educação, Washington Bandeira.

Em 2022, O Piauí registrou a segunda maior taxa de presença no segundo dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais de 83 mil inscritos realizaram a prova no Estado. No primeiro dia, o estado também se destacou com a presença dos estudantes aos locais de prova:  62.522 compareceram, representando 74,9% de presença, ficando acima da média nacional, que ficou em 72,1%.

O Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. As notas obtidas nas provas podem ser usadas para o estudante concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Também podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições estrangeiras que têm convênio com o Inep.

Revisões do Enem

Nesta sexta-feira (03), a Rede Meio Norte transmite ao vivo, a partir das 20h, o Corujão da Vitória. A revisão, que segue até as 6h da manhã do sábado (04), integra o Novo Pré Enem Seduc e prepara os jovens do estado do Piauí para os dois dias de prova.

O evento acontece no Theresina Hall, localizado na zona Leste de Teresina, e conta com entrada gratuita. Durante toda a madrugada um time de professores e professoras irão revisar, junto aos alunos, assuntos recorrentes, resolver questões e dar dicas importantes para uma redação nota mil.

A iniciativa é promovida pela Secretaria da Educação do Piauí (Seduc). O diretor de Jornalismo da Rede Meio Norte, Marcos Monturil, destaca que uma grande equipe está envolvida na transmissão do Corujão. Todo o empenho vai ser para que os estudantes que vão ficar em casa, possam se preparar para a prova.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES