Piauí é o 1º estado a ter garantido em lei um estatuto contra a gordofobia

Simone Pereira comemora sanção de Lei que defende pessoas com obesidade

Piauí é o 1º estado a ter garantido em lei um estatuto contra a gordofobia | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles (PT) sancionou a lei proposta pela deputada Simone Pereira (MDB) que estabelece a implementação e adoção, no estado do Piauí, do Estatuto da Pessoa com Obesidade. A deputada expressou sua satisfação por ser pioneira tanto na legislação brasileira quanto por ter sua primeira lei sancionada. 

No Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS, 2020), atualmente mais da metade dos adultos apresenta excesso de peso (60,3%, o que representa 96 milhões de pessoas), com prevalência maior no público feminino (62,6%) do que no masculino (57,5%).

Simone Pereira falou na manhã desta terça-feira (27), no Plenário da Assembleia Legislativa sobre o projeto, lembrado que agora será necessária a divulgação e a fiscalização para que a lei se cumpra. Quero compartilhar com todos uma grande alegria. Hoje tivemos a notícia de que nosso primeiro filho, nosso primeiro projeto de lei foi sancionado pelo nosso governador, Rafael Fonteles. O Estatuto da Pessoa com obesidade. Agora o estado do Piauí tem uma lei que protege e garante o direito das pessoas com obesidade. Vamos combater a gordofobia, vamos ter o direito de nos defender enquanto pessoas obesas”, declarou Simone Pereira. 

A parlamentar disse que já foi obesa, que sofre de obesidade mórbida e sabe o que é o preconceito que acontece com as pessoas que estão acima do peso. “A partir de agora o Piauí tem uma lei de proteção e garantia dos direitos da pessoa com obesidade. É o primeiro do país e vamos trabalhar duro para que se efetive”, afirmou a deputada. O estatuto prevê a promoção e inclusão da pessoa com obesidade, o combate ao bullying, prestação de assistência social, inserção no mercado de trabalho entre outros direitos. 

A deputada fez um apelo aos seus colegas parlamentares para que ajudem na divulgação do Estatuto da Pessoa com Obesidade, destacando que a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprova leis, mas é necessário também informar a população sobre a existência dessas leis e das redes de proteção que garantem os direitos, a fim de que elas possam ser efetivamente implementadas. O presidente da Assembleia, Franzé Silva (PT), parabenizou a deputada Simone e expressou sua grande emoção ao ver esse projeto aprovado, ressaltando que essa é apenas a primeira de muitas melhorias na vida dos piauienses.

(Com informações da Alepi)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES