Política estadual de medicamentos à base de canabidiol segue à sanção

O deputado Ziza Carvalho comemorou a aprovação da matéria após o longo trâmite. “Parabéns a esta Casa por esta grande inovação“, disse

Política estadual de medicamentos à base de canabidiol segue à sanção | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira, 9 de maio, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária 01/22 (PLO), de autoria do deputado Ziza Carvalho (MDB). O PLO estabelece a política estadual de uso da cannabis para fins medicinais e a distribuição gratuita de medicamentos que contenham canabidiol ou tetrahidrocanabinol em sua fórmula, desde que prescritos por um médico.

O projeto foi aprovado em dois turnos e segue a discussão que está ocorrendo em todo o país. O deputado Ziza Carvalho comemorou a aprovação da matéria após o longo trâmite. “Parabéns a esta Casa por esta grande inovação legislativa e parabéns ao povo do Piauí”, celebrou o parlamentar. 

Política estadual de medicamentos à base de canabidiol segue à sanção - Foto: Alepi

O processo de tramitação do projeto na Assembleia Legislativa do Piauí foi bastante extenso, incluindo uma audiência pública e vários obstáculos ao longo do caminho. Durante a audiência, pais, médicos e pacientes que utilizam medicamentos com substâncias retiradas da cannabis puderam contribuir para o debate compartilhando suas experiências e os benefícios que esses medicamentos trouxeram para o tratamento de diversas doenças.

Após a audiência pública, o projeto sofreu um pedido de vistas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o que impediu o seu avanço em 2022. Entretanto, no início da nova legislatura, a deputada Ziza Carvalho apresentou um requerimento de desarquivamento do projeto e a deputada licenciada Janainna Marques apresentou um projeto com teor semelhante, que foi apensado ao PLO 01/22.

Apesar dos obstáculos, o projeto foi aprovado nesta terça-feira com uma emenda. A participação dos pais, médicos e pacientes na audiência pública foi crucial para o sucesso do projeto, demonstrando como os medicamentos à base de cannabis podem ajudar no tratamento de diversas doenças.

Na semana passada, uma matéria foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) com parecer favorável do deputado Henrique Pires, do MDB, e na Comissão de Saúde, Educação e Cultura (CECS), onde recebeu uma emenda do relator, Dr. Vinícius, do PT. Essa medida torna obrigatória a produção de determinado produto exclusivamente pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Veja mais notícias no Meio Norte.com

(Com informações da Alepi)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES