Prévia do B-R-O Bró: próximos dias serão mais secos no Piauí

Os piauienses devem encarar durante as próximas semanas um clima seco e com baixa probabilidade de chuva

Piauí terá mais duas semanas de tempo seco e estável, alerta INMET | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí se prepara para enfrentar um período de tempo seco e estável nas próximas duas semanas, conforme a previsão divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Esse padrão climático é influenciado pelo fenômeno El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico Equatorial, que tem a capacidade de afetar a dinâmica e direcionamento dos ventos nas regiões Norte e Nordeste do país.

Segundo as informações do Inmet, a umidade relativa do ar no Piauí vai ficar abaixo de 30% durante os próximos dias, ou seja, os piauienses devem encarar um clima seco e com baixa probabilidade de precipitação. Essas condições, conforme o instituto, podem aumentar os riscos de incêndios e afetar a qualidade do ar.

No litoral do Piauí, a previsão é de pouca chuva, alinhada com a tendência de tempo seco no restante do estado. O diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec), Werton Costa, disse ao Meionorte.com o distanciamento do canal de umidade é principal responsável diminuição das chuvas e aumento das temperaturas na região.

 "Embora os meses de maio e junho tenham apresentado algumas oscilações características, como a manutenção das brisas e temperaturas amenas nas primeiras horas do dia, espera-se que as condições se tornem mais extremas a partir da segunda quinzena de julho até o início de agosto, quando o período seco se intensifica", relatou.

A tradição de temperaturas acima da média no estado do Piauí nos últimos anos, e o fenômeno El Niño acentua ainda mais essa condição, especialmente durante o pico do período seco, conhecido como "B-R-O Bró". 

Leia Mais

"Estimativas mais otimistas indicam um aumento de 0,5°C a 1°C na temperatura, enquanto projeções mais alarmistas sugerem uma diferença acima de 1,5°C, chegando a até 2ºC. Essas variações têm um impacto na paisagem, na saúde humana, nas condições dos animais, na agricultura e geram preocupação entre os setores produtivos, os órgãos de saúde pública e os gestores em geral", destaca.

Nos próximos dias, na faixa litorânea da região Nordeste, principalmente no litoral baiano, há previsão de nebulosidade e chuva passageira a partir do dia 22 de julho, com acumulados superiores a 50 mm.

Já na área que abrange os estados de Sergipe, Alagoas e Nordeste da Bahia aponta acumulados menores devido ao transporte de umidade vinda do oceano. Nas demais áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e no interior e norte da região Nordeste, a previsão é de tempo quente e seco.

Essa condição climática também se estende a outras regiões do país. No Norte, são esperados volumes de chuva acima de 20 mm no extremo norte, com possibilidade de ultrapassar 50 mm em áreas do noroeste do Amazonas e centro-norte de Roraima, devido ao calor e à alta umidade. Por outro lado, Rondônia, Acre, Tocantins e sul da região permanecerão com tempo seco e sem chuva.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, uma massa de ar seco pode deixar o tempo estável e sem chuva, com exceção de áreas do Espírito Santo, Rio de Janeiro, leste de São Paulo e Minas Gerais, onde a chuva deve ser inferior a 30 mm. Nessas regiões, também é esperada baixa umidade. No Sul, é prevista chuva em áreas de Santa Catarina e Paraná, com acumulados menores que 40 mm. Já no Rio Grande do Sul e em áreas do norte do Paraná, o tempo ficará seco e sem chuva.

Na segunda semana, entre os dias 25 de julho e 2 de agosto, são esperados grandes acumulados de chuva, acima de 50 mm, em áreas da Região Sul e no Noroeste do país. Na costa leste, a chuva deverá persistir, enquanto no Brasil Central e no interior do Nordeste, o tempo seco e sem chuva prevalece.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES