PRF autua 13 caminhoneiros por crime ambiental em cinco cidades do Piauí

Foram fiscalizados durante a ação 72 veículos de carga, nos quais foram constatadas 97 infrações diversas e 13 veículos foram constatados com irregularidades.

PRF autua 13 caminhoneiros por crime ambiental em cinco cidades do Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Rodoviária Federal no Piauí deflagrou uma operação voltada ao enfrentamento de crimes ambientais durante o mês de junho. Segundo a PRF, entre os dias 20 e 29 do mês, houve um treinamento intensivo focado na fiscalização de atividades poluidoras ao meio ambiente, em cinco cidades: Teresina, Piripiri, Parnaíba, Picos e Floriano. Foram fiscalizados durante a ação 72 veículos de carga, nos quais foram constatadas 97 infrações diversas e 13 veículos foram constatados com irregularidades.

Durante esse período, os policiais foram treinados para realizar a fiscalização de dois tipos específicos de combustíveis: o Arla 32 e o Diesel S10. Além das atividades teóricas, também foram realizados comandos práticos de fiscalização, permitindo que os policiais colocassem em prática os conhecimentos adquiridos.

Leia Mais

O intuito principal do treinamento foi capacitar e aprimorar a atuação dos policiais no que diz respeito à identificação eficaz de irregularidades nos sistemas de tratamento de gases de veículos de carga, contribuindo para o enfrentamento aos crimes relacionados à poluição, previsto na Lei de Crimes Ambientais, em seu artigo 54.

PRF autua 13 caminhoneiros por crime ambiental em cinco cidades do Piauí./Divulgação

Fiscalizações

De acordo com a PRF, foram fiscalizados veículos de carga, constatando irregularidades em alguns deles. Entre as adulterações encontradas, foram constatados veículos com sistema de controle de emissões inoperante, falta do fusível do sistema de pós-tratamento, Arla 32 adulterado, observado através do teste com negro de Eriocromo T, e com desvio dos gases por alteração do sistema de escapamento, os quais são artifícios utilizados para reduzir custos operacionais, sendo uma ação altamente poluidora.

Ao todo, durante a operação, foram fiscalizados 72 veículos de carga, nos quais foram constatadas 97 infrações diversas e 13 veículos foram constatados com irregularidades no sistema de controle de emissão de gases poluidores, o que caracteriza crime ambiental. Foram lavrados os respectivos Termos Circunstanciados de Ocorrência que serão encaminhados para o Ministério Público do Piauí, bem como encaminhados ao órgão ambiental (IBAMA) para os procedimentos cabíveis.

PRF autua 13 caminhoneiros por crime ambiental em cinco cidades do Piauí./Divulgação

Saiba o que é “ARLA 32”

Segundo a PRF, é uma substância utilizada para reduzir a poluição ambiental nos motores a diesel. O composto ARLA 32 é a abreviação do Agente Redutor Líquido Automotivo, usado para o controle da emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) nos gases de escapamento dos veículos com motores a diesel equipados com sistemas de Redução Catalítica Seletiva (SCR - Selective Catalytic Reduction). 

Os veículos de grande porte, ou seja, com Peso Bruto Total (PBT) acima de 3.856 kg e produzidos a partir de 2012, são obrigados a utilizar dispositivos que diminuam o lançamento de poluentes no ar atmosférico. A utilização de ARLA 32 em desconformidade com as especificações ou a utilização de dispositivos ilegais aumenta a emissão de poluentes e causa danos ao veículo.

PRF autua 13 caminhoneiros por crime ambiental em cinco cidades do Piauí./Divulgação

Mês do meio ambiente

O enfrentamento aos crimes ambientais está inserido nos objetivos estratégicos definidos pela PRF para o período 2023-2028, dentro da missão de promover segurança com cidadania. A PRF busca constantemente fomentar a capacitação e aperfeiçoamento de seus policiais no enfrentamento aos crimes ambientais, tornando-se referência nacional no seu combate.

Através dessas ações, a PRF afirmou que procura contribuir de forma significativa para a preservação do meio ambiente. O treinamento proporcionou o nivelamento do conhecimento dos policiais, capacitando-os para ações mais efetivas no enfrentamento a infrações ambientais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES