Rafael Fonteles recebe mais prefeitos para discutir ações prioritárias

Durante a reunião, foram discutidas as metas do governo para essas regiões e os novos investimentos estruturais que serão realizados em cada município

Rafael Fonteles recebe mais prefeitos para discutir ações prioritárias | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na segunda-feira (24), o governador Rafael Fonteles se reuniu com vinte prefeitos de municípios localizados nos Territórios de Desenvolvimento da Serra da Capivara e Vale do Canindé. Durante a reunião, foram discutidas as metas do governo para essas regiões e os novos investimentos estruturais que serão realizados em cada município. 

O chefe do Executivo estadual solicitou aos gestores municipais uma relação das obras em execução e outra lista com as ações consideradas mais importantes para inclusão no planejamento de investimentos do Governo do Estado para o próximo semestre. “Em um primeiro momento, os prefeitos irão trazer duas relações para serem avaliadas junto à Secretaria de Governo. Em uma, eles irão relacionar todos os projetos que ainda estão em execução para podermos dar uma celeridade e finalizar todos. Já na segunda, eles irão destacar obras prioritárias para que possamos elaborar uma nova carteira de investimentos em cada um dos municípios”, explicou o governador. 

Rafael Fonteles recebe mais prefeitos para discutir ações prioritárias para os municípios - Foto: Ascom

Estiveram presentes ao encontro os prefeitos Raimundo Nei, de Anísio de Abreu; Paulão, de Bonfim do Piauí; Israel da Mata, de Campo Alegre do Fidalgo; Gabriela Coelho, de Capitão Gervásio Oliveira; Orlando Costa, de Fartura do Piauí; Joercio, de Guaribas; Kaylanne, de Jurema; Deborah Cardoso, São Braz do Piauí; Ednei Amorim, de São João do Piauí; Bira, de São Lourenço do Piauí; Carmelita Castro, de São Raimundo Nonato; Nonatinho, de Várzea Branca; Neto, de Bela Vista do Piauí; Selindinho, de Colônia do Piauí; Mirim, de Conceição do Canindé; Milton Rodrigues, de Floresta do Piauí; Barroso Neto, de Santa Cruz do Piauí; Verissimo Siqueira, de Santa Rosa do Piauí e Tairo Mesquita, de Santo Inácio do Piauí. 

Os secretários de Estado da Educação, Washington Bandeira; da Segurança, Chico Lucas; e da Saúde, Antônio Luiz Soares, participaram da reunião e compartilharam as metas e programas disponíveis em cada área. 

A telessaúde, projeto piloto executado com êxito em Piripiri, foi o destaque na área da saúde. O secretário da Saúde apresentou aos prefeitos como é o funcionamento do programa e os meios de adesão. 

Rafael Fonteles recebe mais prefeitos para discutir ações prioritárias para os municípios - Foto: Ascom

Na área da segurança, o secretário Chico Lucas apresentou o projeto de recenseamento digital da população piauiense, por meio do Instituto de Identificação Félix Pacheco com incentivo e apoio local das prefeituras. A meta é recensear toda a população piauiense para o novo Registro Geral (RG), com nome oficial de Carteira de Identidade Nacional (CIN). 

Na educação, o secretário Washington Bandeira apresentou os projetos de expansão da educação de ensino médio integral e técnico, e destacou o Pacto pela Educação. A municipalização do ensino fundamental é outra ação estratégica do Governo do Estado para 2023, que permitirá aos municípios obter mais recursos do Fundeb e, ao Estado, concentrar sua atuação no ensino médio, competência constitucional que lhe cabe. 

Rafael Fonteles recebe mais prefeitos para discutir ações prioritárias para os municípios - Foto: Ascom

Mais duas reuniões com prefeitos já estão agendadas para as próximas semanas. Dia 25 de abril com prefeitos dos Territórios Chapada do Vale do Itaim e Vale dos Rios Piauí e Itaueiras. Dia 2 de maio, a reunião será com os prefeitos dos Territórios dos Carnaubais e Vale do Rio Guaribas. Já houve audiência com os prefeitos dos Territórios do Alto Parnaíba, Chapada das Mangabeiras, Cocais e Planície Litorânea.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES