Secretários e ministro tratam de medidas de segurança nas escolas do país

A ideia é elaborar recomendações para todas as escolas brasileiras e capacitar diretores e professores

Secretários e ministro tratam de medidas de segurança nas escolas do país | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Visando propor medidas para a segurança nas escolas brasileiras, o ministro da Educação, Camilo Santana, liderou uma reunião virtual com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com representantes estaduais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, na condição de vice-presidente do Consed, participou do debate.

O Ministério da Educação propôs três ações emergenciais que pretende viabilizar já na próxima semana. A ideia é elaborar recomendações para todas as escolas brasileiras, promover uma formação virtual dos diretores escolares e professores, bem como dar suporte às redes de ensino para contratação de equipes.

“Não podemos aceitar que os pais e as mães fiquem apavorados. A escola tem de ser um espaço de paz, de criatividade, de acolhimento, e é isso que nós queremos construir neste país. O momento é de comoção e pede ampla mobilização da sociedade. No ministério, seguimos empenhados para apoiar escolas, redes municipais e estaduais de Educação em suas ações para enfrentar a violência nas escolas”, afirmou o ministro. A reunião, em formato híbrido, reuniu mais de 70 pessoas.

Secretários e ministro tratam de medidas de segurança nas escolas do país - Foto: Ascom

Para Camilo Santana, é preciso defender uma construção coletiva com os entes federados para a promoção de uma escola acolhedora. “Estamos precisando de professores valorizados e alunos bem acolhidos e acompanhados para fortalecer as nossas redes. Sempre digo que o papel do ministério é de coordenador, de ser um grande maestro para articular as políticas nacionais, porque quem executa as políticas na ponta são os estados e municípios. Qualquer construção, qualquer política pública educacional desse país precisa ser feita em parceria”, pontuou o gestor.

Durante a reunião, os secretários tiveram a oportunidade de apresentar as ações emergenciais implementadas e sugerir novas frentes para prevenir casos de violência escolar. A criação de comitês estaduais, com a participação de organizações sociais, entes públicos e privados, é uma das ideias. Na próxima semana, o Ministério da Educação pretende apresentar um calendário de ações em curto prazo e já iniciar as contratações necessárias para a estratégia de enfrentamento.

No Piauí, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove ações para o fortalecimento das equipes multiprofissionais, composta por psicólogos e assistentes sociais, para atender as escolas, convocação de novos agentes de portaria, a contratação do serviço de vigilância nas escolas, dentre outras ações.

“Temos a Seduc, a Secretaria da Segurança Pública e todos os representantes das entidades envolvidas em um grupo de trabalho para a elaboração de um plano de ação. Estamos atuando em conjunto para fortalecer as ações repressivas e, sobretudo, as ações preventivas, educativas aos alunos, aos gestores educacionais e aos familiares dos alunos para promoção da paz nas escolas”, explica o secretário Washington Bandeira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES