Secretário Chico Lucas vai criar novo modelo de policiamento no Piauí

A medida visa reforçar o trabalho de policiamento e gestão, além de ocupar os territórios e combater a criminalidade em toda a região.

Secretário Chico Lucas vai criar novo modelo de policiamento no Piauí | Larissa Paz
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, anunciou a criação de áreas integradas de segurança pública com o objetivo de ampliar a segurança no Piauí. O pacote de políticas públicas foi apresentado durante uma entrevista no programa Bom Dia Meio Norte, nesta quarta-feira (19), após uma operação que resultou na prisão de 11 pessoas em Teresina, suspeitas de crimes como incêndio de ônibus e cumprimento de mandados. A medida visa reforçar o trabalho de policiamento e gestão, além de ocupar os territórios e combater a criminalidade em toda a região. Veja a entrevista abaixo.

De acordo com o Secretário, Teresina será dividida em dez áreas, cada uma com um batalhão e um delegado responsável pela segurança. Além disso, a região rural da capital também terá uma área integrada de segurança pública para combater crimes específicos, como pequenos furtos e casos de violência contra a mulher.

O pacote de políticas públicas foi apresentado durante uma entrevista no programa Bom Dia Meio Norte - Foto: Larissa Paz

"Vamos integrar tanto a parte de gestão, policiamento com o social e vamos dividir cada zona em duas áreas: área norte 1 e 2, área leste 1 e 2 e, área sudeste 1 e 2 e área sul 1 e 2", explicou o Secretário. "Vamos observar as MVIs [mortes violentas], apuração, policiamento e as 10 áreas integradas, mais quatro na região metropolitana, incluindo União, Altos, Demerval Lobão e Água Branca e 17 no interior do Piauí".

A medida também prevê um sistema de meritocracia para os policiais, com pagamento de produtividade e promoção baseados nos índices de cada área. "Se a área apresentar criminalidade alta, o índice dele vai abaixar, consequentemente, sua promoção", afirmou o Secretário.

Leia Mais

Chico Lucas frisou ainda que vai intensificar o trabalho nas vilas da capital piauiense que apresentam maior recorrência criminosa. Conforme o secretário, está sendo feito um mapeamento das áreas, com base no trabalho do delegado Anchieta Nery, junto com a Polícia Civil e o Sistema Penitenciário.

"A ideia é entrar com repressão nessas vilas com operações para tirar de circulação diversos elementos criminosos e, em seguida, implementar o policiamento comunitário e ações culturais nas quadras e espaços públicos, conforme autorizado pelo governador Rafael Fonteles", contou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES