Rafael Fonteles visita escola nos EUA para aplicar modelo no Piauí

Foi realizada a assinatura do Memorando de Entendimentos (MoU) para firmar as intenções de estreitamento de relações entre a instituição e o Governo do Estado do Piauí

Governador Rafael Fonteles visita escola nos Estados Unidos | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles conheceu, nesta terça-feira (15), em Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos, a escola de ensino médio e técnico-profissional Worcester Technical High School (WTHS). O gestor quer trazer experiências da escola americana para a educação do Piauí. A escola tem potencial para promover intercâmbio de estudantes através de programas como o student exchange da WTHS.

Governador Rafael Fonteles cumpre agenda nos EUA Foto: Ascom 

Na oportunidade, foi realizada a assinatura do Memorando de Entendimentos (MoU) para firmar as intenções de estreitamento de relações entre a instituição e o Governo do Estado do Piauí.  A WTHS será uma importante fonte de práticas para a expansão do ensino técnico de nível médio no Piauí. Além disso, a WTHS atende uma parcela expressiva da população brasileira na cidade de Worcester.

Leia Mais

O governador frisa que, ao terminar o ensino médio ao mesmo tempo em que faz curso técnico e profissionalizante, o jovem tem mais oportunidades para ingressar no mercado de trabalho e ter uma vida digna. “Ao lado do secretário de Educação, Washington Bandeira, fizemos várias perguntas para conhecer o sistema deles. Estivemos com o diretor da escola e com os secretários de Educação do Município [de Boston] e do Estado [Massachusetts]”, afirmou.

A agenda incluiu uma apresentação do Piauí para a WTHS e a discussão de áreas prioritárias e estratégias práticas para a aplicação do chamado student exchange. Além disso, houve a assinatura do memorando e uma visita às instalações da escola.

A superintendente das escolas públicas do Distrito de Worcester, Rachel Monárrez, disse estar empolgada e certa de bons resultados com a parceria. “Não há limitação para o que esta cooperação pode oferecer. Começando por ter alunos indo para o Brasil, isso seria incrível para os nossos alunos, e depois ter alunos do Brasil vindo para cá em Worcester Tech. Também os educadores aprendem uns com os outros. Com tecnologia podemos fazer algumas conversas virtuais e realmente aprender uns com os outros sobre o que acontece em ambas as escolas e como podemos fortalecer as experiências dos docentes”, pontuou.

Além da superintendente Rachel Monárrez, participaram do encontro com representantes do Governo do Estado: Drew Weymouth, diretor; e Patrícia Suomala, diretora de Ensino Técnico; Ruth Seward, diretora de Educação de Adultos Vida Noturna; representantes do WTHS. Também participaram Robert LePage, secretário assistente de Educação de Massachusetts; Steven Sharek, diretor-executivo da Associação de Administradores Vocacionais de Massachusetts; Tim Murray, presidente e CEO da Worcester Chamber of Commerce; e Sue Mailman, CEO da Coghlin Electric.

Sobre a WTHS

A Worcester oferece 23 cursos em quatro áreas diferentes. No curso de tecnologia da informação, por exemplo, os estudantes aprendem a trabalhar com programação, área que é essencial para a computação e a tecnologia da informação, por exemplo. “Essa escola sabe aproveitar a experiência do mundo do trabalho com a educação. Isso é muito importante para ampliar a oportunidade dos alunos no mercado de trabalho. É o modelo que queremos universalizar no Piauí”, disse Rafael Fontes por meio de suas redes sociais.

Por: Assessoria



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES