Semarh emite alerta de onda de calor em todo o estado do Piauí; veja cuidados

Ondas de calor se caracterizam por períodos em que as temperaturas se apresentam elevadas, com máximas superiores à normal climatológica

A onda de calor deve ocorrer entre os dias 18 e 22 de setembro | Fernando Frazão/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH/PI), através da Diretoria de Planejamento e Segurança Hídrica e da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, informou que, durante os dias 18 e 22 de setembro, ocorrerá uma onda de calor que poderá alterar as condições atmosféricas (temperatura e umidade) no estado do Piauí a partir do dia 20 de setembro de 2023 com possibilidade de se estender até o dia 22. 

Ondas de calor se caracterizam por períodos em que as temperaturas se apresentam elevadas, com máximas superiores à normal climatológica do referido período. Exemplo, no mês de agosto de 2023, o Piauí esteve dentro do polígono de alerta de onda de calor onde observou-se temperaturas que chegaram aos 41ºC, onde, normalmente, as temperaturas máximas permeiam os 36,5ºC. 

O Instituto de Nacional de Meteorologia (INMET) informou à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARM/PI) por meio da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, que a região que será mais atingida será o Centro-Oeste e Sul do Brasil, mas que poderá ocasionar alterações nas dinâmicas atmosféricas do Nordeste e em consequência no Piauí (entre os dias 20 e 22 de setembro de 2023). São esperadas temperaturas que podem ultrapassar os 40ºC com umidades abaixo dos 15%, especialmente em municípios das mesorregiões sudoeste e sudeste piauiense. Outro ponto a ser destacado, é que, em condições extremas, a insolação (raios solares) se tornam mais expressivas em decorrência do número reduzido de nuvens. 

As temperaturas elevadas fazem parte do contexto histórico do trimestre setembro, outubro e novembro (SON) tal como os baixos índices de umidade relativa do ar (%), no entanto, é notório que os sistemas atmosféricos estão apresentando comportamentos extremos em virtude do El Niño, sistema oceânico-atmosférico que encontra-se consolidado com atuação moderada/forte sobre os sistemas atmosféricos globais, refletindo-se na acentuação das condições atmosféricas de seca no norte e nordeste brasileiro e condições chuvosas extremas no sul do Brasil.

Destarte, a SEMARH alerta que tais condições podem impactar na qualidade de vida trazendo alguns riscos à saúde, sendo eles: 

✓ Problemas respiratório e de pele; 

✓ Insolações; 

✓ Desidratação; 

✓ Potencialização de alergias; 

✓ Aumento de problemas de pressão. Nesse sentido, algumas recomendações devem ser seguidas: 

✓ Hidratar-se através de consumo de líquidos; 

✓ Evitar práticas de esportes expostos ao sol entre 11h e 18h; 

✓ Evitar locais com aglomerações e baixa circulação de ar; 

✓ Evitar expor-se ao sol entre 11h e 18h; 

✓ Utilizar-se de “sombrinhas”, protetor solar; 

✓ Procurar locais florestados para prática de esportes ao ar livre após os horários críticos; 

✓ Umidificar ambientes com umidificadores, toalhas molhadas, baldes com água; 

* Crianças de 0 a 5 anos, pessoas com comorbidades e idosos devem redobrar os cuidados quanto às recomendações aqui descritas;



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES