Sesapi abrirá leitos pediátricos para combate de síndromes respiratórias

A medida atende ao decreto 22.206, do Governo do Estado, que declara situação de emergência em saúde pública.

Sesapi abrirá leitos pediátricos para combate de síndromes respiratórias. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Leitos pediátricos para o enfrentamento de casos de Síndromes Gripais e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) serão abertos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). A medida atende ao decreto 22.206, do Governo do Estado, que declara situação de emergência em saúde pública em decorrência do aumento de casos e internações hospitalares por (SRAG) na população pediátrica do Piauí.

O plano de enfrentamento definido pela Sesapi prevê a abertura de dez leitos de UTIs no Hospital Infantil Lucídio Portella (Hilp), além de garantir mais 73 leitos com suporte respiratório nas unidades estaduais voltados para os atendimentos de síndromes respiratórias.

Leia Mais

De acordo com dados da Sesapi, no primeiro semestre de 2023 foram registradas 1.303 internações por SRAG. O pico das internações ocorreu em maio, com um total de 400 notificações, o que representou 31% de todas as internações do semestre, sendo 40% destas internações referentes ao público de 0 a 5 anos.

Ela ainda informou que de janeiro a fevereiro houve um decrescimento no número de internações e, a partir do mês de março iniciou-se um aumento expressivo e consecutivo das notificações, chegando a 43% em relação ao mês anterior. Já em abril o aumento foi de 71% em relação a março. 

"Além desses leitos reservados para o atendimento de casos de SRAG também estamos trabalhando a ampliação da vacinação de nossas crianças junto aos municípios, uma vez que a vacina é uma das principais formas de evitar complicações e a evolução de casos graves. Tudo isso é focado em evitar um cenário de aumento de casos das síndromes respiratórias graves", explica Joselma Oliveira, assessora técnica da superintendência de gestão de média e alta complexidade.

De acordo com as informações coletadas no Sive Gripe, apesar dos meses de janeiro e fevereiro apresentarem o menor número de internações por SRAG, houve uma maior necessidade de internações desses pacientes em UTI. Nos meses de janeiro e fevereiro, 32% e 20% dos pacientes internados necessitaram de UTI.  Enquanto nos demais meses, esse percentual variou de 13% a 17%.

Além disso, em março e junho, por exemplo, Teresina foi responsável por 95% e 96% das internações. Parnaíba foi a segunda cidade em percentual de internações. O superintendente de média e alta complexidade, Dirceu Campêlo, ressalta que não há estrangulamento de leitos.

"Estamos tomando uma medida de prevenção para garantir leitos para quem precisar. É importante que pais e responsáveis adotem medidas para reforçar a higienização e evitar o adoecimento", disse o superintendente de média e alta complexidade, Dirceu Campêlo.

O DECRETO

Baseia-se em fundamentos legais como a Lei Federal nº 8.080/1990, que aborda as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, e a Portaria GM/MS nº 756/2023, que estabelece um incentivo financeiro temporário para o atendimento de crianças com SRAG no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES