Em postagem para recrutamento, empresa diz que “dispensa indígenas”

Em postagem onde recrutavam funcionários para a empresa, comunicado afirmou que equipe dispensava participantes indígenas

Prefeitura da cidade de Amambai se manifestou afirmando repudiar o ato | Reprodução - Foto: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma empresa chamada Nohall Engenharia e Comunicação Visual, localizada em Amambai, no Mato Grosso do Sul, acabou causando polêmica nos meios de comunicação e redes sociais ao divulgar uma vaga de emprego, na qual os empregados auxiliariam serviços de comunicação visual, porém o que causou revolta nos internautas foi o fato de o comunicado afirmar que a vaga dispensava pessoas indígenas.

O texto em questão, que foi divulgado em grupos no aplicativo de mensagens WhatsApp dos moradores da cidade, dizia “dispensar indígenas para essa vaga”. A cidade de Amambai é, coincidentemente, um dos municípios com maior número de indígenas na população do Mato Grosso do Sul. A vaga em questão também continha informações dizendo que o emprego era destinado "para homens". 

Em uma postagem em seu Instagram público, Edinaldo Bandeira (PSDB), prefeito de Amambai, publicou uma nota onde repudiou a atitude da empresa, segundo ele, trata-se de um "retrocesso inaceitável". "Em pleno século XXI, com a plena evolução da atual sociedade, não toleramos este tipo de comportamento discriminatório, que fere os princípios constitucionais de igualdade e respeito à diversidade", aponta o prefeito.

Leia Mais

"Acreditamos na importância e na necessidade de promover a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos do nosso município, independentemente de sua etnia, origem ou qualquer outra característica individual. Portanto, repudiamos veementemente qualquer atitude discriminatória que atente contra a dignidade e os direitos humanos fundamentais", conclui. 

Baseado na Lei n° 7.716, de 5 de janeiro de 1989, a qual define que delitos envolvendo preconceito de raça ou de cor, são caracterizados como crime, podendo cumprir um pena de dois a cinco anos de prisão

"Negar ou obstar emprego em empresa privada em razão da raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.

Em decorrência da repercussão negativa que a publicação teve, a empresa responsável pelo ocorrido se pronunciou em uma nota assinada pelo proprietário da companhia, Leandro Torres Cabanas. 

"Esta empresa não compactua com racismo e pede suas sinceras desculpas a todo povo indígena pelo equívoco cometido por essa empresa. Por diversas vezes a empresa já se utilizou das redes sociais para publicar vaga de emprego, porém em nenhuma outra vez utilizou descrições do tipo para seus anúncios", afirma a nota.

A Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc), também se manifestpu sobre o caso e lamentou em um pronunciamento divulgado pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para os Povos Originários. “O procedimento adotado pela empresa deverá ser revisto sob pena de enfrentar medidas judiciais a serem interpostas pelo Ministério Público Federal. E a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para os Povos Originários, irá acompanhar e cobrar as medidas cabíveis, tendo em vista que atos semelhantes não sejam mais cometidos no Estado de Mato Grosso do Sul", declara a Setescc. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES