Helicóptero que caiu em fazenda do MA já havia apresentado problemas técnicos

Após a queda, a aeronave pegou fogo, resultando na carbonização do piloto no local do incidente

Queda de helicóptero cai em fazenda e mata piloto no Maranhão | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O helicóptero que caiu em uma fazenda nesta terça-feira (2) na cidade de Santa Luzia, situada a 294 km de São Luís, apresentou problemas técnicos antes do acidente, conforme informações da polícia. O piloto, José Rondinelle da Encarnação Rodrigues, de 43 anos, estava no local desde o dia 22 de dezembro de 2023.

 Durante esse período, a aeronave enfrentou duas panes, uma por falta de combustível e outra por perda de potência, esta última solucionada pelo próprio piloto ao realizar a limpeza do filtro de combustível.

José Rondinelle da Encarnação Rodrigues (Foto: Reprodução)

Leia Mais

O helicóptero, um Róbson 44 adaptado para pulverização agrícola, prestava serviços para a fazenda Agro-Maratá. No momento do acidente, apenas o piloto estava a bordo, realizando a aplicação de veneno em um matagal dentro da propriedade. Após a queda, a aeronave pegou fogo, resultando na carbonização do piloto no local do incidente.

O corpo de José Rondinelle foi encontrado minutos após o acidente por seu filho, de 18 anos, e por funcionários da fazenda, que estavam a uma distância de 3 km do hangar. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave de prefixo PT-YGI, fabricada em 1998, pertencia ao piloto e não tinha autorização para realizar serviços de táxi aéreo. 

Além disso, o Certificado de Aeronavegabilidade do helicóptero estava suspenso e vencido desde agosto de 2020, indicando que a aeronave não estava em condições operacionais seguras.

A Força Aérea Brasileira (FAB) comunicou que o Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I) foi acionado para realizar a Ação Inicial da ocorrência. Essa ação inclui a coleta e confirmação de dados, preservação de indícios, verificação inicial de danos à aeronave e levantamento de informações necessárias para a investigação. 

O CENIPA, órgão responsável por investigar ocorrências aeronáuticas, tem como objetivo prevenir futuros acidentes semelhantes, e a conclusão das investigações ocorrerá no menor prazo possível, dependendo da complexidade de cada ocorrência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES