Importunação sexual: Homem é preso após tentar beijar adolescente à força

A vítima caminhava em direção a escola quando foi abordada pelo acusado

José responderá pelo crime de importunação sexual e ficará à disposição da justiça. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (16), um homem identificado como José Gomes de Oliveira, de 59 anos, foi preso pelo crime de importunação sexual após tentar beijar à força uma adolescente. A prisão do acusado foi realizada por volta das 14h, no bairro Centro, zona Sul de Manaus. 

Conforme descreve o Delegado Marcelo Martins, titular do 24ª distrito integrado de Polícia (DIP), no momento do ato criminoso, a vítima caminhava nas imediações da Avenida Joaquim Nabuco, naquele mesmo bairro e zona, indo em direção a escola quando foi abordada pelo homem. 

“Ele a abraçou à força e tentou beijá-la. Ela conseguiu evadir e, de imediato, veio até a delegacia para comunicar o ocorrido. Então, iniciamos o processo de identificação do autor e saímos em diligências para capturá-lo, ocasião que o localizamos e demos voz de prisão a ele ", relatou o delegado.

José responderá pelo crime de importunação sexual e ficará à disposição da justiça. 

Leia Mais

Entenda o crime:

A importunação sexual trata-se de crime mais grave e, portanto, com pena severa, que vai de 1 a 5 anos. A lei descreve como crime de importunação sexual a realização de ato libidinoso na presença de alguém e sem seu consentimento. Toques inapropriados ou beijos "roubados", por exemplo, caracterizam o crime. De acordo com o artigo 215-A do CP lei nº 13.718, de 2018. 

 Ações sem consentimento, o “não é não!”, são consideradas crime de importunação sexual pelo Código Penal Brasileiro (Foto: Divulgação)

No estado de Santa Catarina, somente este ano, foram em média 4 denúncias de importunação sexual por dia. Os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) foram obtidos pela NSC. Ao todo foram 375 casos de importunação sexual denunciados entre 1º de janeiro e 17 de março, sendo 154 (41%) somente no mês de janeiro. 

Os números apontam, ainda, que a maioria das vítimas nos últimos quatro anos era mulher. Elas representam 89,33% das denúncias apresentadas entre janeiro de 2019 e março de 2023. Já em relação à idade, a faixa etária que concentra a maior quantidade são jovens de 12 a 29 anos, com 58,82% dos casos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES