Justiça de SP torna Renato Cariani réu por tráfico de drogas após acatar denúncia do MPSP

Renato tem mais de 7 milhões de seguidores no Instagram e é sócio de empresa acusada de desviar produtos químicos para a produção de drogas.

Renato Cariani se torna réu em acusação de tráfico de drogas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça de Diadema aceitou a denúncia do Ministério Público de São Paulo (MPSP) contra o influencer fitness Renato Cariani e mais quatro pessoas por suspeita de tráfico de drogas. Cariani, Roseli Dorth, Fabio Spinola Mota, Andreia Domingues Ferreira e Rodrigo Gomes Pereira agora são réus e têm um prazo de 10 dias para apresentar suas defesas. Como medida cautelar, foi determinado que entreguem seus passaportes em até 24 horas e fiquem proibidos de sair do país.

Leia Mais

Renato tem mais de 7 milhões de seguidores no Instagram e é sócio com Roseli da Anidrol Produtos para Laboratórios Ltda., empresa para venda de produtos químicos em Diadema, Grande São Paulo. Segundo a PF, eles teriam conhecimento e participavam diretamente do esquema criminoso

O grupo é acusado de desviar produtos químicos para a produção de drogas, conforme investigação conjunta do MPSP e da Receita Federal, realizada entre os anos de 2014 e 2020. De acordo com o MP, os réus, "pelo menos sessenta vezes, produziram, venderam e forneceram, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, mais de doze toneladas de produtos químicos destinados à preparação de drogas".

Além disso, o grupo é acusado de ocultar a procedência do dinheiro proveniente do tráfico, convertendo aproximadamente R$ 2.407.216,00 em ativos lícitos, por meio de depósitos em espécie, segundo o MP.

A operação, segundo a Polícia Federal (PF), envolveu a emissão fraudulenta de notas fiscais por empresas licenciadas para vender produtos químicos em São Paulo, utilizando "laranjas" para depósitos em espécie, simulando serem funcionários de grandes multinacionais. A empresa foi alvo de busca e apreensão pela PF na última semana. 

Em nota publicada pelo g1, a defesa de Roseli informou que "essa é, sem sombra de dúvidas, uma das investigações mais abusivas que já presenciei em minha vida profissional. O Ministério Público e a Polícia Federal se recusaram, apesar dos vários pedidos que formulei e apesar da gravidade das acusações que fazem, a ouvir a Sra. Roseli Dorth".

O g1 entrou em contato com a defesa do influencer, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES