O que se sabe sobre a queda de avião com 5 mortes em São Paulo

Na manhã deste sábado (23), um avião de pequeno porte caiu na Praça das Jabuticabeiras, em Jaboticabal (SP), e cinco pessoas da mesma família morreram.

O que se sabe sobre a queda de avião com 5 mortes em São Paulo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã deste sábado (23), um avião de pequeno porte caiu na Praça das Jabuticabeiras, em Jaboticabal (SP), e cinco pessoas da mesma família morreram.  Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a aeronave em chamas logo depois de cair e explodir. 

Leia Mais

O avião transportava cinco pessoas e estava acima da capacidade autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Quatro delas viviam em Indiaporã (SP) e seguiam para Monte Alto (SP), onde passariam o Natal. Nas gravações, feitas por testemunhas, também é possível ouvir o desespero de moradores diante da cena. Veja o que já se sabe e o que ainda falta esclarecer sobre o caso:

1 - O QUE ACONTECEU?

O avião caiu na Praça das Jabuticabeiras, no bairro Jardim Universitário, por volta das 9h. Ao atingir o solo, o monomotor pegou fogo e explodiu. Duas pessoas morreram carbonizadas, enquanto uma terceira chegou a receber atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos. 

2 - VÍTIMAS

As vítimas são todas da mesma família. Morreram no acidente o empresário Delcides Menezes Tiago (veja mais sobre ele), os sogros dele, o cunhado, de 5 anos, e uma sobrinha, de 15, todos de Indiaporã (SP). A esposa de Delcides não estava no avião no momento do acidente e aguardava os pais para o Natal.

Empresário, Delcides, de 65 anos, era bastante conhecido em Monte Alto. Ele era casado e trazia a família da mulher para a região de Ribeirão Preto (SP) para todos passarem o Natal. Ele era o dono do monomotor e tinha brevê (licença para pilotar).

Sogra de Delcides, Renata tinha 39 anos, e viajava com o marido, o filho mais novo e uma sobrinha. A filha mais velha, mulher do piloto, não estava no avião no momento do acidente.

Sogro de Delcides, Edson tinha 42 anos, e viajava com a mulher, o filho mais novo e a sobrinha. A filha mais velha, mulher do piloto, não estava na aeronave.

Filho de Renata e Edson, José tinha 5 anos e era cunhado de Delcides.

Sobrinha de Edson e Renata e prima de José, Eduarda tinha 15 anos.

3 - CAUSA DA QUEDA

Ainda não se sabe as reais causas da tragédia, no entanto, serão investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

"A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes", diz a nota do Cenipa.

Avião de pequeno porte cai em São Paulo e mata ao menos 5 pessoas | FOTO: Reprodução

4 - RELATOS DE MORADORES

Moradores relataram que ouviram o motor da aeronave falhar diversas vezes antes de cair. Segundo o vendedor de flores Reginaldo Ferreira, o piloto chegou a tentar pousar o avião, mas não conseguiu.

"Estava na área de casa, tinha acabado de levantar, e ouvi esse avião passando, ele falhando. Ele tentou várias vezes pousar aqui perto, não teve sucesso. O motor estava falhando. Ele veio, tentou jogar no campo, mas acho que tinha gente jogando bola. Ele tentou sair de novo para pousar em outro lugar, ele subiu, mas não deu tempo, caiu do nada e explodiu”, disse à TV Globo.

5 - AERONAVE

O avião era um monomotor RV-10, prefixo PT-ZVL, fabricado em 2012 e com capacidade para piloto e mais três passageiros. A aeronave era da categoria experimental e tinha situação regular na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas estava com mais passageiros do que o permitido, já que as cinco pessoas que morreram estavam a bordo. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES