Abin identifica espião da Rússia atuando em embaixada de Brasília

Chumilov foi identificado pelo setor de contrainteligência da Abin, que detectou suas atividades de cooptação de brasileiros como informantes

O russo Serguei Chumilov, apontado pela Abin como espião, se passando por diplomata em Brasília | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) revelou ter descoberto a presença de um espião russo, Serguei Alexandrovitch Chumilov, atuando no Brasil, sob a fachada de integrante do corpo diplomático da embaixada russa em Brasília. Chumilov foi identificado pelo setor de contrainteligência da Abin, que detectou suas atividades de cooptação de brasileiros como informantes.

Segundo informações obtidas, Chumilov deixou o Brasil em julho de 2023 após a Abin identificá-lo como espião de um dos serviços russos de inteligência. Embora o Banco Central não tenha negado nem comentado os casos de contraespionagem, o Ministério das Relações Exteriores e outras áreas do governo confirmaram a atividade do espião.

O espião russo, que atuava sob a fachada de primeiro-secretário na embaixada russa em Brasília, também se identificava como representante da Casa Russa no Brasil (Russky Dom), vinculada à agência federal russa Rossotrudnichestvo. Seu objetivo era coletar informações sobre setores estratégicos do Brasil de interesse para os serviços de inteligência russos.

A estratégia de Chumilov incluía métodos como oferecer bolsas de estudos e programas de intercâmbio na Rússia para atrair estudantes e acadêmicos brasileiros como informantes. A descoberta desse espião reforça a preocupação com a atuação estrangeira no país e ressalta a importância da vigilância das autoridades brasileiras na área de inteligência.

Folder com informações sobre evento em que o espião russo Sergey Shumilov participou na Universidade Federal de Santa Catarina - Reprodução

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES