PF revela que esquema da 'Abin paralela' tentou ligar Moraes e Gilmar ao PCC

As investigações continuam, com Moraes classificando o documento da Abin como um “gravíssimo fato”

Espionagem contra ministros do STF | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal (PF) aponta que as acusações relacionadas ao esquema de espionagem ilegal do governo Bolsonaro buscou vincular os ministros do STF, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, à facção criminosa PCC, com base na interpretação de dois parágrafos especulativos de um documento apreendido na sede da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

O documento, parte de uma investigação da Abin sobre uso de uma entidade pelo PCC e Comando Vermelho, contém informações sobre a advogada Nicole Giamberardino Fabre e o Instituto Anjos da Liberdade. A PF destaca que a interpretação sugere uma conexão entre esses dados e os ministros do STF.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF, tornou pública a interpretação dada pela PF ao documento relacionado à advogada Nicole. A Abin está sob investigação desde março do ano passado, quando surgiu a informação de que o governo Bolsonaro usou o software FirstMile para investigar ilegalmente adversários políticos.

A PF afirma que os arquivos apreendidos na sede da Abin mostram uma "gravidade ímpar", sugerindo uma reação ao cumprimento do papel constitucional de Moraes. A advogada Nicole Fabre, alvo da espionagem, afirma que exerceu sua atividade estritamente como advogada e não compreende por que foi alvo da Abin em 2019.

O deputado Gilberto Nascimento afirma que não é alvo de investigação no caso mencionado e destaca não ter controle ou conhecimento das atividades de Ricardo Luiz Wright Minussi Macedo, prestador de serviços na época. A PF destaca pagamentos feitos por Nascimento a Minussi como consultor. Os arquivos vinculados a Minussi também mencionam a ligação da advogada com partidos de esquerda.

As investigações continuam, com Moraes classificando o documento da Abin como um "gravíssimo fato" e destacando a instrumentalização da agência. Nicole Fabre, por sua vez, garante não ter qualquer ação fora de suas atribuições como advogada, e a falta de evidências diretas de sua conexão com criminosos é observada nos relatórios da própria Abin.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES