AGU confirma resolução que proíbe equipamentos de bronzeamento artificial

Norma da agência reguladora é resultado de estudos que indicam relação entre exposição a raios ultravioleta e desenvolvimento de câncer de pele.

Decisão da AGU ratificou posição da Anvisa | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A AGU obteve confirmação na Justiça Federal de Santa Catarina sobre a legalidade da RDC nº 56/2009 da Anvisa, que proíbe o uso de equipamentos de bronzeamento artificial baseados na emissão de radiação ultravioleta, para fins estéticos.

A atuação da AGU aconteceu em resposta a uma ação apresentada por um particular, que buscava permissão para oferecer esse tipo de serviço. No entanto, a AGU defendeu o poder normativo da Anvisa em relação às atividades que possam ameaçar a saúde pública e salientou que existem limites legais para o exercício de atividades econômicas.

Leia Mais

A Advocacia-Geral também destacou que as decisões técnico-administrativas da Anvisa são embasadas em análises científicas visando à proteção da saúde da população. Estudos recentes apresentados nos autos mostraram a relação direta entre a exposição aos raios ultravioleta (UV) e o desenvolvimento de câncer de pele, o que levou a International Agency for Research on Cancer (IARC) a classificar os raios UV desses equipamentos como carcinogênicos para humanos desde 2009.

A AGU enfatizou ainda que houve consulta pública antes da edição da RDC nº 56/2009, com a participação de especialistas e instituições públicas e privadas, o que reforça o caráter técnico da resolução e sua conformidade com a legislação.

Após terem sido negados os pedidos de tutelas provisórias em instâncias anteriores, o Juízo da 1ª Vara Federal de Tubarão (SC) julgou a ação improcedente, validando a norma da agência reguladora.

A procuradora federal Liliane Jacques Fernandes, gerente do Núcleo de Matéria Finalística da Procuradoria-Regional Federal da 4ª Região (PRF4), que representou o caso perante o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), destacou a importância da decisão que valida uma norma administrativa com foco na proteção da saúde pública.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES