Alepi aprova o programa “Praia para todos” que defende mais acessibilidade

A estrutura de acessibilidade deve constituída, inicialmente, pela disponibilização de vagas de estacionamento para os deficientes em local mais próximo possível da área de implantação do programa

Bárbara do Firmino falou sobre os benefícios do programa Praia para todos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O projeto de lei de autoria da deputada estadual, Bárbara do Firmino (Progressistas), que prevê a criação do programa “Praia para Todos”, que tem como finalidade fomentar a implantação de estruturas que possibilitem ao cadeirante não só circular nas faixas de areia, mas também em poder tomar banho, foi aprovado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)

Muitos foram os avanços, ao longo dos anos, bem como direitos para proporcionar o bem-estar das pessoas com deficiência, tais como calçadas acessíveis em vias públicas, reformulação em projetos para a construção civil e entrada acessível nos meios de transportes.

Apesar das mudanças em defesa da acessibilidade às pessoas com deficiência, em especial as com deficiências motoras, elas não dispõem de plenas condições no que diz respeito ao lazer. Tanto que as pessoas com deficiência ficam impedidas de poder de tomar banho nas praias por conta da falta de estrutura. Isso porque a areia fofa impede a circulação das cadeiras de rodas, problema este facilmente sanada com a implantação de esteiras; muitas das praias sequer possuem rampas de acesso à faixa de areia.

Segundo a deputada Bárbara do Firmino, caso o programa seja sancionado, a estrutura de acessibilidade deve constituída, inicialmente, pela disponibilização de vagas de estacionamento para os deficientes em local mais próximo possível da área de implantação do programa, bem como na instalação de rampas de acesso à faixa de areia, implantação de esteiras de acesso às cadeiras de rodas e rampa de acesso para o banho, além de tendas para acomodar as pessoas portadoras de deficiência e seus familiares. “Com essas medidas estaremos criando uma estrutura para que as pessoas com deficiência possam ter acesso de maneira tranquila à praia”, acrescenta.

Leia Mais

Bárbara reforça, ainda, que a parceria dos municípios piauienses que possuem costa litorânea ou pontos turísticos similares com a Secretaria de Estado do Turismo e a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência do Piauí, vai ser de grande importância para que o programa seja implantado. “A união de esforços é o que vai no ajudar na execução desse programa, que irá beneficiar muitas pessoas”, justifica a deputada.

Ela esclarece que o programa vai demandar recursos financeiros e humanos para a sua implantação. “Acreditamos que os benefícios proporcionados às pessoas com deficiência, bem como ao turismo em nosso estado superará a questão. O programa vai proporcionar cidadania para essas pessoas, que são excluídas por conta da sua deficiência”, conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES