Ameaçado de cassação, senador mobiliza aliados para impedir julgamento no TSE

A ação acusa Seif de abuso de poder econômico por usar a frota aérea da varejista Havan de Luciano Hang

Jorge Seif ao lado de Luciano Hang, empresário e dono da rede Havan durante a campanha de 2022 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Às vésperas do julgamento de uma ação que apura suspeitas de abuso de poder econômico em sua campanha de 2022, o senador Jorge Seif (PL-SC) tem mobilizado aliados para tentar impedir a cassação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A análise do caso será retomada na próxima terça-feira (16/4) com o voto do relator, Floriano Azevedo. A ação acusa Seif de abuso de poder econômico por usar a frota aérea da varejista Havan de Luciano Hang, além de sua equipe de funcionários, mobilizando a estrutura da empresa para alavancar a sua candidatura.

MOBILIZAÇÃO POR APOIO: Nos últimos dias, Seif não só procurou senadores para pedir apoio como pediu aos colegas de parlamento para convencer ministros da corte eleitoral a votar contra sua cassação. Os parlamentares estão também buscando ministros de outras cortes e interlocutores dos integrantes do TSE, saindo em defesa de Seif, rechaçando as acusações e alegando que a ação contra ele é uma “injustiça”.

REDE DE APOIO: Um dos argumentos que Seif e seus aliados têm usado é que, se o tribunal comandado por Alexandre de Moraes cassar o campeão de votos de Santa Catarina e integrante da tropa de choque de Jair Bolsonaro (PL), poderá ter efeitos políticos imprevisíveis. A rede de apoio do senador conta com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), seu provável sucessor no comando da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), Ciro Nogueira (PP-PI), Tereza Cristina (PP-MS) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

PULSO FIRME: Adversários de Seif, por outro lado, veem na ofensiva um “gesto de desespero” do senador catarinense, que estaria recorrendo aos “interesses corporativistas” e ao instinto de sobrevivência dos parlamentares para transformar o julgamento numa questão política, e não jurídica. O processo que será julgado pelo TSE é movido pela Coligação Bora Trabalhar, formada pelo Patriota, PSD e União Brasil de Santa Catarina.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES