Moro ganha primeiro round no TRE, mas terá a mesma sorte no TSE? Entenda

A expectativa é de que o caso seja julgado pelo TSE somente no segundo semestre deste ano, considerando toda a tramitação do processo

Senador Sergio Moro (União Brasil-PR) | Edilson Dantas/O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR), alvo de duas ações que pedem a cassação de seu mandato, enfrentará um cenário desafiador no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após vencer o primeiro round na batalha pela manutenção do cargo. A decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) absolveu Moro das acusações de abuso de poder econômico, caixa 2 e uso indevido dos meios de comunicação no pleito de 2022, porém, a falta de provas ainda é um ponto crucial.

A expectativa é de que o caso seja julgado pelo TSE somente no segundo semestre deste ano, considerando toda a tramitação do processo. Além disso, a mudança na composição interna do TSE nos próximos meses pode impactar diretamente a correlação de forças e, por tabela, o julgamento das ações contra Moro.

Com a iminente troca na composição do TSE, que resultará em uma maioria de ministros conservadores, a situação política de Moro pode parecer um tanto mais favorável. No entanto, os precedentes e votos passados de alguns desses ministros em casos similares indicam um caminho incerto para o senador.

Apesar da mudança no TSE e das considerações sobre a favorabilidade do cenário para Moro, a falta de evidências sólidas e as nuances dos casos em questão mantêm a incerteza sobre o desfecho do julgamento e a possível cassação do mandato do ex-juiz da Lava-Jato.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES