Após expulsar deputado que 'fez o L', PL pune mais 8 parlamentares pró-Lula

O partido do Bolsonaro decidiu suspender a participação política de filiados que se aproximaram do governo Lula

Deputados do PL enfrentam punições | Câmara dos Deputados/Coluna Paulo Cappeli
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Partido Liberal (PL) tomou medidas disciplinares contra nove deputados que votaram a favor da assistência ministerial do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em desacordo com a orientação do partido. Além de Yury do Paredão (PL-CE), que será expulso, outros oito parlamentares foram suspensos de participar de comissões na Câmara dos Deputados pelos próximos três meses.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, assinou o ofício que determina as punições por infidelidade partidária. A suspensão impacta a rotina dos parlamentares, pois muitos deles fazem parte de até quatro comissões diferentes. Nomes como Detinha (MA), Bacelar (BA), Josimar Maranhãozinho (MA), Junior Lourenço (MA), Junior Mano (CE), Matheus Noronha (CE), Pastor Gil (MA), Vinicius Gurgel e Yury do Paredão estão entre os que foram suspensos.

Leia Mais

As punições ocorreram após a votação da Medida Provisória, na qual Yury e sete dos parlamentares votaram a favor, enquanto Vinicius Gurgel se absteve. A orientação do partido era votar contra a proposta governista. Os parlamentares que faltaram à sessão foram poupados das punições.

Os deputados suspensos têm sido frequentes em suas votações a favor do governo, mas essa infidelidade partidária gerou reações do PL. Bacelar, por exemplo, tem acompanhado o governo em quase todas as votações importantes, exceto na queda do Marco do Saneamento, quando não compareceu à votação.

O líder do partido na Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ), defendeu as punições, afirmando que aqueles que contrariam o partido em votações serão merecedores.

Dentre os deputados punidos, Josimar Maranhãozinho tem se mostrado ao governo e posou para fotos com membros do primeiro escalão de Lula, enquanto Pastor Gil é visto como o mais fiel ao bolsonarismo nas redes sociais.

A decisão de expulsar Yury do Paredão foi tomada após o deputado ser fotografado "fazendo o L" ao lado de ministros do governo Lula, o que gerou descontentamento dentro do partido.

Agora, a situação dos deputados punidos está sendo próxima de perto, e as consequências dessas ações serão observadas nos próximos meses.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES