Com Bolsonaro descartado, aliados articulam plano de sobrevivência política

Família e aliados políticos do ex-presidente não querem perder os privilégios que a política proporciona

Esposa e filhos como candidatos | Cristiano Mariz
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL) até 2030, o clã do ex-presidente e seus aliados mais próximos estão traçando uma estratégia política para garantir sua sobrevivência no cenário político. Essa estratégia envolve as eleições municipais, mas também já contempla planos para o pleito de 2026.

Os líderes do clã chegaram à conclusão de que é fundamental fortalecer a oposição ao petismo no Senado, mesmo que o presidente Lula não concorra à reeleição em 2026. Para isso, estão considerando lançar dois candidatos ao Senado: o filho número três do ex-mandatário, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), que disputaria a vaga por São Paulo, e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), que poderia concorrer no Distrito Federal.

Leia Mais

Já o filho número um de Bolsonaro, Flávio (PL), também planeja se candidatar à reeleição para o Senado em 2026. Se as três candidaturas forem confirmadas, a família Bolsonaro formaria uma bancada familiar para fortalecer a posição da direita na Casa, onde Lula atualmente possui maioria e aprova suas pautas com relativa facilidade.

Nas reuniões internas do Partido Liberal, os seguidores e aliados de Bolsonaro têm avaliado que os três têm boas chances de vitória, aproveitando o capital político do ex-presidente para impulsionar as chances da família. Nas últimas eleições, Bolsonaro venceu Lula no segundo turno tanto no Distrito Federal, onde Michelle disputaria a vaga, quanto em São Paulo, estado onde Eduardo concorreria. Em ambos os estados, aliados de Bolsonaro também foram eleitos para o Senado.

Mina de votos

Eduardo Bolsonaro acredita que, mesmo inelegível, seu pai continuará sendo um cabo eleitoral influente nas próximas eleições. "As aparições públicas dele continuam demonstrando sua relevância. A moral do presidente não está atrelada a diplomas na parede ou a títulos que ele ocupe, seja de deputado, senador ou presidente", declarou o deputado.

Paulo Kramer, cientista político que contribuiu para a formulação do plano de governo Bolsonaro na campanha de 2018, avalia que as candidaturas de Eduardo e Michelle podem sinalizar os rumos do bolsonarismo, indicando se o ex-presidente conseguirá consolidar-se como um polo aglutinador de diversas correntes da direita ou se tenderá a se enclausurar em um gueto ideológico.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES