Após operação na Abin, oposição tenta convencer Senado a aprovar PEC anti-STF

A iniciativa, no entanto, despertou interesse ao ser motivada por alegações de perseguição por parte do Supremo de uma suposta “PF paralela”

Movimento anti-foro privilegiado | Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após as recentes operações policiais que envolveram os deputados Carlos Jordy (PL-RJ) e Alexandre Ramagem (PL-RJ), parlamentares da oposição apresentaram ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), uma proposta para extinguir o foro privilegiado. A iniciativa, no entanto, despertou interesse ao ser motivada por alegações de perseguição por parte do Supremo Tribunal Federal (STF) de uma suposta "PF paralela".

A discussão em torno do foro privilegiado tem nuances interessantes, pois, embora os parlamentares estejam tomando essa posição motivados por circunstâncias específicas, o debate em si sobre a existência dessa prerrogativa é pertinente.

O foro privilegiado é um tema controverso, e a proposta de eliminá-lo ganha destaque, independentemente das motivações dos parlamentares. Seja por uma atitude correta pelo motivo errado, o debate traz à tona a discussão sobre a necessidade dessa prerrogativa, que, se eliminada, seria uma boa notícia para a transparência e igualdade perante a lei.

Entretanto, é importante notar que, mesmo sem o foro privilegiado, a decisão sobre em qual instância uma investigação ou processo deve correr permanece sob a competência do Judiciário, com o STF como instância máxima. Dessa forma, parlamentares envolvidos em ações que possam ser consideradas crimes contra a democracia continuarão sendo julgados por ministros do Supremo, como no caso de Alexandre de Moraes.

Movimento anti-foro privilegiado

O movimento anti-foro privilegiado liderado pela oposição enfrenta desafios, uma vez que parlamentares não alinhados ao governo Lula não demonstram interesse em abrir mão dessa prerrogativa, que, para quem não atenta contra a democracia, continua sendo considerada um privilégio.

Além disso, há uma preocupação mais evidente entre os não bolsonaristas relacionada à chamada "Abin paralela". O pedido de informações ao STF por Pacheco sobre quais parlamentares foram alvo de espionagem no esquema destaca a apreensão em relação a essa questão.

Outro movimento, também liderado por bolsonaristas, é a proposta de uma PEC para estabelecer que investigações, ações judiciais e mandados de busca e apreensão contra parlamentares só ocorram mediante aprovação das mesas de ambas as casas legislativas. Esta PEC, se aprovada, poderia gerar controvérsias constitucionais e aumentar as tensões políticas.

Em meio a esse cenário, é incerto o sucesso do movimento anti-foro privilegiado, mas a discussão certamente trará mais elementos ao debate sobre as instituições brasileiras e seu equilíbrio entre os poderes.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES