Após racha devido à Lava-Jato, Lula e Toffoli ensaiam reconciliação

O chefe do Executivo expressou o desejo de ter um encontro pessoal com o ministro do STF

Lula e Dias Toffoli | Reprodução/Poder 360
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma virada de página, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), estão sinalizando uma reaproximação, mesmo após divergências durante o período da Lava-Jato. Essa movimentação ganha destaque em meio às decisões do ministro que impactam a operação. O chefe do Executivo expressou o desejo de ter um encontro pessoal com Toffoli, que, por sua vez, busca um diálogo privado com o presidente, responsável por sua indicação ao STF.

A possibilidade dessa reaproximação representa mais um passo de Lula em direção ao Judiciário, movimento considerado crucial diante dos desafios enfrentados nas relações com o Congresso. Aliados do presidente relatam que ele ainda guarda certo desconforto com a decisão de Toffoli no episódio da morte de seu irmão, Vavá, em janeiro de 2019, quando o petista estava preso.

Na ocasião, o STF deu uma decisão que impediu Lula de participar do velório, o que gerou desconforto e mágoa. No entanto, fontes próximas a Lula afirmam que Toffoli já reconheceu, em conversas privadas, que se equivocou na decisão, alegando ter sido induzido ao erro. O ministro ainda não se pronunciou publicamente sobre o assunto.

O último encontro mais reservado entre Lula e Toffoli ocorreu na casa do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, em dezembro do ano passado. O diálogo foi amistoso, mas não houve conversa a sós. Recentemente, ambos estiveram presentes em eventos juntos, como a posse de Ricardo Lewandowski no Ministério da Justiça.

A possível reconciliação faz parte de uma estratégia mais ampla de Lula, que já reatou relações com outros ministros do STF, superando antigas divergências. O pragmatismo do presidente na relação com o Judiciário é destacado por seus auxiliares como uma estratégia para contornar possíveis conflitos com o Congresso.

No cenário político, Lula estreitou laços com ministros como Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, demonstrando uma aproximação que visa equilibrar eventuais adversidades decorrentes de atritos com o Congresso. A reaproximação com Toffoli, caso se concretize, representa um capítulo importante na reconstrução de pontes entre o presidente e a Suprema Corte.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES