Até no Sul: apoio a Bolsonaro derrete na Câmara, e Lula colhe maioria em 24 estados

Apenas três unidades federativas ainda se autodeclaram bolsonarista: Rondônia, Mato Grosso e Santa Catarina

Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assegurou o apoio de mais da metade das bancadas de 24 estados na Câmara dos Deputados. Apenas três unidades federativas mostram alinhamento maior com a oposição. Esta vantagem considerável contrasta com o resultado apertado das eleições.

Retrato das bancadas

Leia Mais

Comparativamente, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conquistou a vitória em 14 estados durante sua tentativa de reeleição no ano passado. Atualmente, somente Mato Grosso, Santa Catarina e Rondônia demonstram alinhamento com a oposição.

Foto: ReproduçãoEm Roraima, Lula obteve 76,86% dos votos, representando seu melhor resultado em uma unidade federativa. Este estado destaca a desidratação da popularidade de Bolsonaro, onde 66,6% dos parlamentares locais votaram alinhados com o governo desde janeiro. A bancada de Roraima, composta por oito cadeiras na Câmara, não conta com nenhum deputado de partido de esquerda, sendo representada majoritariamente por membros do centrão, como Republicanos (3), União Brasil (2), MDB (2) e PSD (1).

Os dados foram obtidos de uma plataforma de Power BI desenvolvida pela bancada da oposição. As informações compiladas abrangem votações desde o início do ano até 10 de outubro. A equipe técnica por trás do sistema analisou o voto de cada deputado nas 64 votações do plenário, verificando se o parlamentar seguiu a orientação da oposição ou do governo.

Nordeste mantém-se como reduto de Lula

Assim como nas eleições, Lula mantém os melhores resultados no Nordeste. Os sete estados com maior alinhamento ao governo estão situados nessa região. Notavelmente, a adesão dos deputados ao governo durante as votações supera os resultados eleitorais.

Os parlamentares do Piauí, por exemplo, seguem a orientação do governo em 90,2% das votações. Durante a corrida presidencial, Lula conquistou 76,86% dos votos, representando seu melhor desempenho em um estado.

Os estados com maior alinhamento ao governo incluem Maranhão, Bahia e Piauí.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES