Barroso congela julgamento pró-aborto por tempo indeterminado; saiba o motivo

O presidente da Corte indicou que o STF não está, por ora, em condições de abordar a descriminalização

Rosa Weber e Luís Roberto Barroso | Cristiano Mariz
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O julgamento sobre a descriminalização do aborto até 12 semanas deve permanecer sem avanço por um período indeterminado. Durante o evento de celebração dos 35 anos da promulgação da Constituição Federal, realizado no Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, se reuniu com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e comunicou que irá segurar as pautas relacionadas a costumes.

Mesmo sendo considerado um juiz progressista, Barroso indicou que o STF não está, por ora, em condições de abordar a questão do aborto. Não há previsão para a realização desse julgamento.

Leia Mais

O centro político, mais conhecido como Centrão, estava à espera de um gesto de Barroso para destravar as atividades no Congresso. A estratégia de travar as pautas está sendo coordenada pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), com apoio das bancadas evangélica e da segurança pública.

O objetivo era claro: enviar uma mensagem ao STF após as recentes decisões sobre a descriminalização do aborto, do porte de maconha para consumo pessoal e o Marco Temporal em terras indígenas.

A obstrução pode não ser encerrada de imediato, uma vez que o Centrão também aguarda definições do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) para os comandos da Caixa Econômica Federal, Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

O julgamento sobre a descriminalização do aborto está, até o momento, com um placar de 1×0, com a ex-ministra Rosa Weber manifestando posicionamento favorável no plenário virtual.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES