Bolsonaro desabafa em áudio sobre apoio do PL na indicação de Flávio Dino ao STF

O ex-presidente usou o recurso para 'explicar' a decisão de Costa Neto no deslocamento de pasta do ministro da Justiça

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) | Isac Nóbrega/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a controvérsia gerada entre apoiadores, devido às declarações de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, sobre a possibilidade de apoiar a indicação do ministro da Justiça Flávio Dino (PSB-MA) ao Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gravou um áudio para explicar a situação.

No áudio, Bolsonaro afirma ter dialogado com Costa Neto, que esclareceu que a indicação de um candidato ao STF é uma prerrogativa do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT).

Leia Mais

"A indicação é do presidente da República, mas a aprovação é outra história. E, segundo ele, foram além do que ele respondeu e falaram que o PL votaria favorável. Dos senadores que eu obtive resposta, de jeito algum votariam em Flávio Dino numa possível sabatina no Senado”, disse. “Não só pelo passado lá de trás, fazendo aqui um pleonasmo, mas também como o presente no Ministério da Justiça pelo que ele mais faz que é perseguir opositores políticos e sabotar as investigações do 8 de janeiro", continuou.

Costa Neto, na semana anterior, havia afirmado que o PL não deveria votar contra uma possível indicação de Dino ao STF, defendendo que, se o candidato estivesse preparado, deveria votar a favor.

A declaração do presidente do partido recebeu críticas de membros do PL, incluindo o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que expressou sua oposição a Dino caso fosse indicado para a Corte. Flávio destacou: "Minha posição pessoal é que jamais votaria a favor de uma pessoa arrogante, prepotente, que defende aborto, não combate o tráfico de drogas e armas, debocha do Senado e usa 'sua' polícia para perseguir políticos até do governo que integra, quem dirá opositores. Não passaria!".

O ministro da Justiça é cotado para ocupar a vaga deixada na Corte pela ministra aposentada Rosa Weber. Outros nomes na lista de possíveis indicados por Lula incluem Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), e Jorge Messias, advogado-geral da União. A decisão final de Lula deve ser anunciada até o final de outubro.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES