Barroso sobre 8 de janeiro: 'Estamos aqui para evitar que aconteça de novo'

Ministro lamentou destruição de parte do acervo do STF durante os ataques, e disse que punição é necessária para evitar que atos se repitam

Barroso sobre 8 de janeiro: 'Estamos aqui para evitar que aconteça de novo' | Foto: TV Justiça/Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta segunda-feira (8) que os eventos golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023 constituíram "a mais profunda e desoladora derrota do espírito" e que o momento agora é de uma "verdadeira pacificação da sociedade".

As declarações foram durante ato em Brasília para marcar um ano dos ataques que depredaram as sedes dos Três Poderes. Para Barroso, os atos foram cometidos por "extremistas que não velam pelas instituições, que não respeitam as pessoas, que não cultivam os valores da civilidade e da harmonia social. Vivem de inventar inimigos. Quixotes do mal".

O ministro disse ter ficado impressionado com relatos de que, após a depredação, os criminosos "ajoelhavam-se no chão e rezavam fervorosamente". "Falsos patriotas que não respeitam os símbolos da Pátria. Falsos religiosos que não cultivam o bem, a paz e o amor. Desmoralizaram Deus e a bandeira nacional. O que assistimos aqui foi a mais profunda e desoladora derrota do espírito."

Barroso afirmou ainda que os ataques remetem a um "país que não queremos".

"Jamais esqueceremos! E estamos aqui para manter viva a memória do episódio que remete ao país que não queremos. O país da intolerância, do desrespeito ao resultado eleitoral, da violência destrutiva contra as instituições. Um Brasil que não parece com o Brasil."

O ministro lamentou a destruição de parte do acervo cultural e histórico do STF, e afirmou que "nenhum juiz fica feliz ao condenar uma pessoa", mas que a punição aos golpistas é necessária para "desestimular as pessoas de delinquirem".

"Tratar com condescendência o que aconteceu é dar um incentivo para que os derrotados da próxima eleição, sejam quem forem, também se sintam no direito de depredar os prédios das instituições públicas. Estamos aqui para evitar que isso aconteça de novo", disse.

Por fim, o ministro defendeu a pacificação nacional, e o retorno de discussões civilizadas entre quem possui opiniões opostas.

"Na vida brasileira, já conhecemos o 'caminho maldito' da ditadura, na expressão de Ulysses Guimarães. E no 8 de janeiro constatamos as consequências dramáticas da incivilidade, dos discursos de ódio e da desinformação. Hora de fazer diferente e retomarmos os ideais iluministas e civilizatórios da Constituição de 1988. Quem pensa diferente de mim não é meu inimigo, mas meu parceiro na construção de uma sociedade aberta, plural e democrática. A verdade não tem dono. Existem patriotas autênticos com diferentes visões de país. Ninguém tem o monopólio do amor ao Brasil", afirmou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES