Base derruba pedidos de bolsonaristas e CPI dos atos golpistas 'pega fogo'

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos atos do dia 08 de janeiro promoveu uma nova reunião nesta terça-feira, 13 de junho.

CPMI dos atos golpistas realizou a segunda reunião | Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos do dia 08 de janeiro foi marcada pelo acirramento entre os parlamentares da Oposição e os alinhados a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); a base governista propôs a votação em bloco de uma série de requerimentos apresentados pela bancada bolsonarista, o que foi suficiente para provocar o embate.  

Pela oposição, o deputado federal Filipe Barros (PL-PR) se levantou contra a rejeição dos requerimentos, sinalizando que o Governo estaria sendo ‘tendencioso’

Leia Mais

“Eles querem rejeitar todos de uma vez só, não podemos permitir que o Governo faça uma investigação tendenciosa, estamos de boa vontade, votamos sim em todos os requerimentos da base do Governo”, disse.  

Por sua vez, o deputado federal Rubens Pereira Junior (PT-MA) desmentiu a narrativa que os parlamentares da extrema-direita tentaram criar, pontuando que só do Delegado Ramagem (PL) foram 15 requerimentos aprovados com o voto favorável da base governista, além de outros de Nikolas Ferreira, Eduardo Bolsonaro, Eduardo Girão, etc.  

“Na verdade, somos contra adiar a discussão, porque queremos votar hoje, mas queremos votar em bloco sim aquilo que a gente entende que não ajuda a investigação, a narrativa do deputado Filipe não procede, recomendamos a votação favorável de 15 requerimentos do deputado Ramagem, ele virou base do Governo agora? Votamos a favor de 4 requerimentos do deputado Nikolas Ferreira, ele virou base do Governo agora? aprovamos diversos requerimentos de deputados da Oposição”, disse.  

O parlamentar ainda ironizou o discurso dos colegas bolsonaristas, que sinalizaram que querem investigar tudo, porém, não teriam permitido a apuração da suposta fraude no cartão de vacinação do ex-presidente da República.  

O deputado Pastor Henrique Vieira, PSOL, complementou, apontando que os representantes da extrema-direita na CPMI tentam inviabilizar a investigação.  

“Esse é o curioso caso da extrema-direita que tenta colocar a culpa num Governo que sofreu uma tentativa de golpe. Queremos rejeitar requerimentos que fogem da lógica do plano de trabalho, e que desviam o foco de verdade.  Os requerimentos buscam desviar o foco e inviabilizar a discussão, não tem como chegar ao dia 08 sem passar por Mauro Cid e a minuta do golpe, sem passar por Anderson Torres e mais uma minuta de golpe”. 

Entre os requerimentos da oposição rejeitados estão os relativos a plano de vôo do presidente Lula e imagens das câmeras internas do Itamaraty 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES