Bolsa Família: governo planeja revisar dados de 7 milhões de famílias em 2024

Além do Bolsa Família, o governo também está realizando revisões nos dados do Cadastro Único (CadÚnico)

Lula e Wellington Dias | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (5), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social divulgou que planeja revisar ao longo deste ano os dados de 7 milhões de famílias beneficiárias do programa Bolsa Família. Considerado o principal programa social do governo Lula, o Bolsa Família está passando por um processo de revisão cadastral desde o ano passado, visando evitar irregularidades e garantir que os beneficiários realmente necessitados tenham acesso ao programa.

Além do Bolsa Família, o governo também está realizando revisões nos dados do Cadastro Único (CadÚnico), que é a principal porta de entrada para diversos programas sociais, incluindo o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Tarifa Social de Energia Elétrica.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, os 7 milhões de beneficiários do Bolsa Família passarão por revisão em 2024 devido a diversos motivos, como dados desatualizados desde 2019, 2020 ou 2021, inconsistências na renda declarada, divergências nas informações do CadÚnico e na composição familiar.

De acordo com as regras atuais do programa, têm direito ao Bolsa Família aqueles com renda per capita familiar de no máximo R$ 218, inscritos no CadÚnico com dados atualizados conforme o calendário estabelecido pelo governo.

A revisão cadastral realizada no ano passado resultou na exclusão de 1,7 milhão de famílias unipessoais que estavam recebendo o benefício de forma irregular. Famílias unipessoais, compostas por uma única pessoa, podem receber o Bolsa Família, mas o beneficiário não pode dividir a casa com outras pessoas. Em dezembro de 2022, 5,88 milhões de famílias unipessoais recebiam o benefício, e após a revisão, o total foi reduzido para 4,15 milhões ao final do ano passado.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES