Quem desponta como favorito a ser indicado por Lula para o tribunal que julgará Moro

O julgamento em questão pode levar à cassação do mandato do senador por abuso de poder na eleição de 2022

Lula e Sergio Moro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está diante de uma decisão crucial: nomear o próximo integrante do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), movimento determinante para iniciar o julgamento que pode levar à cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR) por abuso de poder na eleição de 2022. Embora a escolha final ainda não tenha sido oficializada, o favorito para a vaga é José Rodrigo Sade, que atuava na Corte como substituto até o final de janeiro.

A lista tríplice, composta também por Roberto Aurichio Junior e Graciane Aparecida do Valle Lemos, foi aprovada por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última quinta-feira (1º).

José Rodrigo Sade ocupava o cargo de responsável pelo setor Contencioso Estratégico no escritório De Figueiredo Demeterco & Sade Sociedade de Advogados. Possui pós-graduação em Direito Contemporâneo pela Universidade Federal do Paraná e foi aluno ouvinte da Harvard Law School. Sade assumiu como substituto no TRE-PR, na classe de juristas, em janeiro de 2022, juntamente com Aurichio Junior.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná só iniciará os julgamentos das ações contra Moro após a oficialização da nomeação por parte de Lula. Segundo o regimento interno, decisões que possam levar à cassação de registro ou à perda de diploma só podem ser tomadas com a presença de todos os integrantes do tribunal.

O indicado por Lula ocupará a vaga deixada por Thiago Paiva dos Santos, cujo mandato encerrou-se em janeiro. A data para a formalização da nomeação pelo presidente ainda não foi definida, assim como o início dos trabalhos para o julgamento do ex-juiz da Lava Jato no TRE-PR.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES