Mauro Cid revela reunião entre Bolsonaro e Exército para tramar intervenção

Se efetivado, esse plano de golpe teria como objetivo bloquear a mudança de governo no Brasil

Mauro Cid e Jair Bolsonaro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No ano passado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria se reunido com altos comandantes das Forças Armadas e ministros do ramo militar de seu governo para debater uma minuta que exploraria a possibilidade de uma intervenção militar. Se efetivado, esse plano de golpe teria como objetivo bloquear a mudança de governo no Brasil. A bombástica informação foi trazida à tona como parte de uma delação premiada realizada pelo ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o ex-tenente-coronel Mauro Cid.

O relato de Cid abalou profundamente os meios militares. Conforme apurado pela coluna da jornalista Bela Megale, o ex-militar revelou ter sido um dos presentes em uma reunião na qual uma minuta de um golpe foi discutida entre os participantes.

Leia Mais

O aspecto mais preocupante para a alta cúpula das Forças Armadas foi a revelação de que o então comandante da Marinha, o almirante Almir Garnier Santos, teria comunicado a Bolsonaro que sua tropa estaria preparada para seguir as ordens do então presidente, caso fossem emitidas. Por outro lado, o comando do Exército teria afirmado que não se envolveria no plano golpista naquela ocasião.

A delação premiada de Cid é vista como um ponto de partida crucial para as investigações em andamento. As autoridades da Polícia Federal (PF) têm conduzido o caso com extrema cautela e sigilo. Para que os eventos sejam confirmados e as pessoas citadas pelo ex-tenente-coronel possam ser eventualmente responsabilizadas, é imprescindível a existência de provas que corroborem as informações fornecidas pelo ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

A preocupação entre as fileiras militares é substancial, principalmente no que diz respeito aos potenciais impactos das revelações de Mauro Cid, uma vez que envolvem membros da cúpula das Forças Armadas e ministros que, embora tenham se aposentado, ocuparam postos de generais de alta patente.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES