Bolsonaro deu passaporte diplomático a parentes do mandante da morte de Marielle

A obtenção do documento proporciona vantagens como a gratuidade na emissão, facilitação na obtenção de vistos e dispensa de filas em aeroportos internacionais

Caso Marielle | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) concedeu passaportes diplomáticos a membros da família do deputado federal Chiquinho Brazão (Avante-RJ), gerando polêmica e questionamentos éticos. João Vitor Moraes Brazão e Dalila Maria de Moraes Brazão, filho e esposa do parlamentar, foram beneficiados com o documento em 9 de julho de 2018.

Chiquinho Brazão, que também possui um passaporte diplomático, é irmão de Domingos Inácio Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), delatado pelo ex-policial militar Ronnie Lessa como um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol-RJ), ocorrido em março de 2018, e suspeito de ser um dos mandantes do crime.

A relação revela que os Brazão estão entre os 1694 beneficiários dos passaportes diplomáticos emitidos pelo governo Bolsonaro até 15 de agosto de 2019. A obtenção do documento proporciona vantagens como a gratuidade na emissão, facilitação na obtenção de vistos e dispensa de filas em aeroportos internacionais.

Domingos Brazão, alvo de investigações desde fevereiro de 2019 por suposta obstrução nas investigações do caso Marielle, teve uma denúncia apresentada pela ex-procuradora-geral da República, Raquel Dodge, em setembro do ano passado. A denúncia também solicitou a abertura de um inquérito no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para apurar se Brazão foi o mandante do assassinato.

Questionamento ético

A concessão de passaportes diplomáticos a familiares de parlamentares, como no caso dos Brazão, levanta questionamentos éticos. Embora o decreto que regula a entrega do documento permita a concessão aos cônjuges e dependentes dos beneficiários listados, críticos argumentam que essa prática é imoral, uma vez que filhos de deputados não representam o Brasil no exterior.

A ex-deputada federal Joice Hasselmann, conhecida por seu discurso contra os privilégios na política, também está na lista dos beneficiados. Ela requereu e obteve passaportes diplomáticos para sua filha, Gabriela Hasselmann, e seu marido, o médico Daniel França Mendes de Carvalho. As vantagens e facilidades associadas aos passaportes diplomáticos continuam a ser alvo de debates sobre a moralidade e a legalidade dessa prática.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES