Bolsonaro garante presença como convidado de honra na posse de Javier Milei

Lula, por sua vez, manifestou-se no Twitter desejando “sorte ao novo governo”, sem citar o nome de Milei e ainda não decidiu se poderá participar da cerimônia

Javier Milei e Jair Bolsonaro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a vitória de Javier Milei na Argentina, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou aos seus assessores que estará presente em sua posse, agendada para o próximo dia 10. Segundo fontes próximas ao ex-presidente, Bolsonaro já havia acordado com o líder ultradireitista Milei sua participação na cerimônia, juntamente com seu filho Eduardo, que mantém uma proximidade com o presidente recém-eleito e visitou a Argentina durante a campanha.

Embora Bolsonaro ainda não tenha parabenizado Milei diretamente pela vitória, ele utilizou suas redes sociais para expressar sua mensagem: "Parabéns ao povo argentino pela vitória com @JMilei. A esperança volta a brilhar na América do Sul. Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós".

A possibilidade da presença de Bolsonaro na posse de Milei já estava contemplada nos informes internos do Itamaraty, apresentados ao presidente Lula, considerando um cenário de vitória do candidato da aliança A Liberdade Avança. "Não se pode descartar que Jair Bolsonaro seja convidado para eventual posse de Milei", afirma o documento preparado pela equipe do Itamaraty para o chanceler Mauro Vieira e para Lula. Segundo o informe, emissários de Milei conversaram com diplomatas brasileiros em Buenos Aires, indicando que, se eleito, não retiraria a Argentina do Mercosul, contrariando suas declarações de campanha.

Lula, por sua vez, manifestou-se no Twitter desejando "sorte ao novo governo", sem citar o nome de Milei. "A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito", escreveu Lula. "O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos".

No entanto, interlocutores próximos a Lula afirmam que ele ainda não teve contato direto com Milei, e a probabilidade de sua presença na cerimônia de posse é considerada remota, especialmente se Bolsonaro estiver presente.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES