Candidatos à presidência, Massa e Milei votam no segundo turno da eleição na Argentina

Os dois candidatos à presidência da Argentina exerceram seu direito de voto neste domingo (19), durante o segundo turno

A campanha eleitoral foi marcada pela agressividade, polarizando a sociedade | Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os dois postulantes à presidência da Argentina exerceram seu direito de voto neste domingo (19) durante o segundo turno das eleições do país, aguardando os resultados da apuração, previstos para serem divulgados a partir das 21h.

Leia Mais

O candidato peronista apoiado pelo governo, Sergio Massa, que também ocupa o cargo de ministro da Economia, foi o primeiro a votar. Por volta do meio-dia, ele deixou sua residência para dirigir-se a um colégio no município de Tigre, nos arredores da capital argentina. Após depositar seu voto, Massa expressou a perspectiva de uma "nova etapa" para a Argentina, destacando a importância desta eleição decisiva.

"Começamos uma nova etapa na Argentina, com diálogos e consensos necessários para que nossa pátria percorra um caminho muito mais virtuoso no futuro", declarou o candidato.

Milei

Javier Milei, o economista ultraliberal, votou pouco tempo depois em Buenos Aires, onde foi recebido com xingamentos por opositores e saudações por seus apoiadores. Ao sair, Milei demonstrou tranquilidade diante da espera pelos resultados das urnas e denunciou uma "campanha suja" durante o segundo turno.

"Nós estamos muito satisfeitos apesar da campanha do medo e de toda a campanha suja que fizeram contra nós. Fizemos todo o esforço possível. Agora, que falem as urnas, é o momento de as pessoas se expressarem", afirmou.

Presidente Alberto Fernández

O atual presidente argentino, Alberto Fernández, também votou em Buenos Aires, antes dos outros dois candidatos. Ele destacou que, apesar das tensões durante a campanha, o país conseguiu evidenciar seu respeito pelos processos democráticos.

Mais de 35 milhões de argentinos foram convocados a participar de um dos processos eleitorais mais tensos e incertos da história recente do país, com pesquisas indicando um empate técnico entre Massa e Milei, com uma pequena vantagem para Milei.

Cenário polarizado

A campanha eleitoral foi marcada pela agressividade, polarizando a sociedade, conforme observou Paola Zubán, diretora da consultoria 'Zubán, Córdoba y Asociados'. Os índices de rejeição aos dois candidatos ultrapassam 50%, refletindo o clima de medo e raiva que permeia o eleitorado.

"Estamos diante de uma das campanhas mais agressivas já presenciadas, e a sociedade ficou ainda mais polarizada", declarou à AFP Paola Zubán, diretora da consultoria 'Zubán, Córdoba y Asociados', que prevê um resultado muito apertado. "Será uma eleição voto a voto."

Sergio Massa encerrou sua campanha com eventos em Buenos Aires direcionados a jovens e idosos, enquanto Javier Milei concentrou seus esforços na província de Córdoba, onde a oposição ao peronismo é forte. Durante o segundo turno, Milei tentou moderar seu tom polêmico, enquanto Massa buscou se distanciar das críticas recebidas durante a crise econômica, surpreendendo ao liderar o primeiro turno.

O último debate entre os candidatos indicou uma vantagem para Sergio Massa, que adotou um tom mais sóbrio e desafiador. No entanto, resta a dúvida se esse desempenho se refletirá nas urnas, especialmente diante das denúncias de suposta fraude levantadas pelo partido de Milei antes do encerramento da campanha.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES