Sem citar Milei, Lula parabeniza Argentina e deseja 'sorte e êxito' ao novo governo

A Argentina responde por 40% das exportações brasileiras para a América do Sul e quase 73% das remessas para o Mercosul

Javier Milei e Lula | Reprodução/CartaCapital
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste domingo (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou seus parabéns ao povo e às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral. Embora não tenha citado o nome do vencedor, o candidato de extrema-direita, Javier Milei, Lula desejou sorte e êxito ao novo governo.

Nos bastidores, o governo brasileiro demonstrava preferência pelo candidato peronista Sergio Massa, aliado de Alberto Fernández, presidente argentino e parceiro de Lula. Milei, por sua vez, apresenta um discurso ultraliberal e antipolítica, contrastando com as posições de Lula.

"A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica", escreveu Lula em suas redes sociais.

Embora desejasse sorte ao novo governo, Lula não mencionou Milei pelo nome, reforçando que o Brasil está sempre "à disposição" para trabalhar com os "irmãos" argentinos.

"Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos", completou.

Na última terça-feira (14), Lula destacou a importância da Argentina para o Brasil, enfatizando a necessidade de eleger um presidente que "goste de democracia". Apesar da preferência pelo governo brasileiro, essa posição não foi expressa publicamente para não prejudicar as relações caso Milei fosse eleito.

O resultado da eleição argentina é relevante para o Brasil devido ao comércio bilateral, a entrada da Argentina no Brics e a importância do país vizinho no Mercosul.

Parceria comercial

Entre janeiro e outubro deste ano, as exportações brasileiras para a Argentina atingiram US$ 14,9 bilhões, representando 5,3% do total exportado pelo Brasil no período. A Argentina responde por 40% das exportações brasileiras para a América do Sul e quase 73% das remessas para o Mercosul.

Nas importações, a Argentina ocupa o quarto lugar no ranking de países que mais vendem para o Brasil. De janeiro a outubro, o Brasil importou US$ 10,2 bilhões do país vizinho, correspondendo a 5% do valor total importado.

Mercosul

Lula defende o fortalecimento do Mercosul, enquanto Milei propõe a eliminação do bloco. O governo brasileiro busca a conclusão do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia até dezembro, temendo que uma vitória de Milei possa estagná-lo.

Brics

A Argentina integrará o grupo dos Brics a partir de janeiro de 2024. Para Lula, é crucial que os integrantes do Brics compartilhem objetivos semelhantes. Uma eventual participação de Milei pode enfraquecer o bloco.

Quanto às propostas de Milei, ele destaca a redução do tamanho do Estado, cortes de ministérios, privatizações, dolarização da economia, e um sistema de vouchers para a educação, além de reformas no setor elétrico e mudanças em leis sociais.

Os próximos passos de Milei e seu governo serão observados de perto pelo Brasil, considerando os impactos nas relações bilaterais e no cenário econômico da região.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES