Bolsonaro isolado: Aliados evitam manifestações de apoio após condenação

Nomes como Sergio Moro e Cláudio Castro preferiram ficar em silêncio após decisão do TSE

Base política de Bolsonaro se omite em momento crucial | Jorge Wiliam
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível por oito anos revelou a falta de apoio unânime em torno do político, mesmo sendo considerado a principal liderança de direita no país. Aliados próximos, como o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) e o governador Cláudio Castro (PL-RJ), mantiveram-se em silêncio diante da condenação de Bolsonaro por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Fabio Wanjgarten, advogado de Bolsonaro e ex-secretário de Comunicação Social da Presidência, tentou minimizar a falta de manifestações públicas de apoio por parte de alguns aliados influentes, especialmente nas redes sociais.

Leia Mais

Silêncio dos "bolsonaristas moderados"

Castro, correligionário do ex-presidente, expressou seu apoio antes da condenação, afirmando que a inelegibilidade de Bolsonaro aumentaria sua relevância política. No entanto, a declaração foi considerada equivocada e infeliz, e desde então, o governador não se pronunciou mais sobre o assunto.

Outros aliados, como o senador Romário (PL-RJ) e os governadores Ratinho Júnior (PSD-PR) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), não demonstraram publicamente solidariedade a Bolsonaro. Eles têm mantido uma distância segura do ex-presidente, buscando um bom relacionamento com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o objetivo de conquistar mais recursos para seus estados e fortalecer seus aliados em futuras eleições.

No Congresso, a cobrança por um posicionamento público mais enfático recai sobre Moro. Embora tenha saído do governo em conflito com Bolsonaro, eles se reconciliaram durante a campanha eleitoral passada em uma tentativa de derrotar Lula. O ex-juiz foi questionado por Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do ex-presidente, sobre sua manifestação em relação à condenação de Bolsonaro, mas o senador não se pronunciou.

Enquanto isso, a esposa de Moro, a deputada Rosângela Moro (União Brasil-SP), assinou um projeto de lei que busca anistiar perdoar os condenados por crimes eleitorais desde 2016. No entanto, ela também não fez menção pública ao ex-chefe do Executivo.

Revolta dos “bolsonalistas raiz”

A postura dos aliados menos radicais tem gerado críticas dos "bolsonaristas raiz" no Parlamento, que valorizam a lealdade. Alguns membros do núcleo bolsonarista do Partido Liberal (PL) na Câmara, incluindo Eli Borges (PL-TO) e Bibo Nunes (PL-RS), não se manifestaram sobre a inelegibilidade de Bolsonaro, o que tem sido questionado pelos seus colegas.

Nos bastidores, acredita-se que a decisão da Corte Eleitoral já era esperada, enfraquecendo a repercussão da derrota. A bancada do PL se reunirá em breve para discutir os próximos passos do partido.

Além disso, aliados do ex-líder da República ficaram descontentes com setores da direita que são contrários a ele, como o Movimento Brasil Livre (MBL), que comemoraram a decisão do TSE. Essa atitude gerou tensões e divisões entre os grupos de direita, com alguns membros questionando a verdadeira identidade ideológica dessas pessoas.

Para alguns parlamentares, a saída de Bolsonaro do cenário eleitoral abrirá espaço para a reconstrução da direita, destacando a figura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como o candidato mais forte nesse contexto.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES