Bolsonaro mentiu sobre repatriação de brasileiros? Embaixador engole a resposta

O ex-presidente se atribui crédito pela repatriação de brasileiros em Gaza, mas Daniel Zonshine nega comentar se isso é verdadeiro ou falso

Embaixador Daniel Zonshine | Vinícius Schmidt/Metrópoles
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, recusou-se a comentar o alegado pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao governo israelense para acelerar a repatriação de 32 brasileiros que se encontravam na Faixa de Gaza. O silêncio de Zonshine foi mantido tanto durante uma ligação telefônica na última sexta-feira (10) quanto por mensagens de texto na segunda-feira (13) em resposta ao jornalista Paulo Cappelli que questionava sobre a suposta intervenção de Bolsonaro nas tratativas diplomáticas.

Bolsonaro afirmou ter abordado o assunto com o embaixador durante um encontro na Câmara dos Deputados, no último dia 8, e tentou capitalizar a ação para repatriar os brasileiros impedidos de deixar a Faixa de Gaza. No entanto, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) declarou que não houve participação direta do ex-presidente nas negociações com Israel.

Além disso, após a exibição de um vídeo na Câmara dos Deputados que mostrava a atuação de terroristas do Hamas, Bolsonaro conspirou contra o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na presença de Zonshine. O ex-mandatário acusou, novamente sem provas, o governo Lula de "complacência" com terroristas, mencionando a suposta omissão no caso da ex-senadora colombiana Ingrid Betancourt, mantida refém das Farc por seis anos em território amazônico.

Ao ouvir as críticas, o embaixador Zonshine permaneceu em silêncio. No entanto, Betancourt, ao se reunir com Lula em 2008, contradisse as alegações de Bolsonaro, afirmando: "O presidente Lula sempre colaborou com o processo da minha libertação de forma discreta, mas efetiva. Lula sempre trabalhou nos bastidores pela minha libertação".

O episódio revela um cenário de tensão diplomática entre os dois países, com o embaixador israelense evitando comentários diretos sobre as ações e declarações do ex-presidente brasileiro.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES