Bolsonaro pode ser preso por joias? PGR muda de posição e quebra aliança

Deferente de Augusto Aras, a procuradora-geral interina mantém uma postura independente e “de centro”, e isso deixa o casal Bolsonaro em risco

Michelle e Jair Bolsonaro | Isac Nóbrega/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A administração interina de Elizeta Ramos na Procuradoria-Geral da República (PGR) já está causando mudanças nas investigações em andamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O subprocurador Carlos Frederico Santos, responsável pelos inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu divergir da posição anteriormente adotada pela PGR, sob a gestão de Augusto Aras.

Durante o período de Aras, a PGR sustentava que o STF não era o foro competente para investigar casos como o das joias e a fraude na carteira de vacinação de Bolsonaro. Essa posição foi utilizada pelo ex-presidente e pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) para se recusarem a prestar esclarecimentos perante a Polícia Federal (PF) em agosto deste ano.

Com a mudança na gestão, Carlos Frederico adotou uma postura diferente, afirmando que é prematuro, neste momento, falar em declínio de competência, destacando a necessidade de esgotar as investigações. Ele coordena o Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos (GCAA) e acompanha de perto os desdobramentos das investigações.

Outro elemento que pode influenciar a decisão de manter as investigações no STF é a delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens, que está sob análise na mesma instância. Carlos Frederico, que herdou os casos de Lindôra Araújo, não contestou o foro, ao contrário da posição anterior.

A procuradora-geral interina tomou algumas medidas para desvincular sua gestão da administração anterior de Aras. Isso incluiu a substituição de Lindôra Araújo por Ana Borges na vice-procuradoria-geral da República. Ana Borges é conhecida por sua postura independente e "de centro".

Essas mudanças no comando da PGR têm gerado apreensão no entorno de Bolsonaro, que receia possíveis desdobramentos nas investigações. Há preocupação de que um novo procurador-geral alinhado a Lula possa apresentar denúncias contra Bolsonaro, abrindo caminho para sua prisão. O ministro Alexandre de Moraes tem influenciado nos bastidores para emplacar Paulo Gonet na sucessão da PGR. O mandato de Aras encerrou-se em setembro, dando lugar à gestão interina de Elizeta Ramos.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES