PL abre mão de punir 'traidor' de Bolsonaro que votou a favor da reforma tributária

A medida de Lula, que busca unificar e simplificar impostos sobre o consumo, recebeu críticas contundentes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) | Reprodução/IstoÉ
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, e o líder da legenda no Senado, Carlos Portinho (RJ), asseguraram que não haverá sanções aos membros do partido que votaram a favor da reforma tributária. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que busca unificar e simplificar impostos sobre o consumo, recebeu críticas contundentes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O partido recomendou o voto contrário, mas sem impor fechamento de questão, permitindo, assim, que os parlamentares convivessem com as chamadas "traições".

O senador Eduardo Gomes (PL-TO) foi o único integrante da bancada que votou favoravelmente ao texto. Embora tenha exercido a função de líder do governo no Congresso durante a gestão de Bolsonaro, ele não faz parte da ala ideologicamente alinhada ao bolsonarismo. O senador Marcos Rogério (PL-RO), designado para angariar votos contra a reforma, não participou da votação.

"Não fechamos questão", afirmou Valdemar ao ser questionado sobre a possibilidade de punição, enquanto o líder do PL no Senado destacou que "há um escrutínio popular" em relação ao voto a favor da PEC. No entanto, ele negou a existência de qualquer movimento dentro do partido para aplicar sanções.

"A punição vem do povo. A gente não trabalha assim, a gente trabalha com a confiança de quem deu o voto que iria entregar. Cada um com sua consciência. Até porque um voto não faria diferença. Houve outros da oposição que também não votaram e eu não poderia fechar questão em outros partidos. O partido nunca fechou questão e não seria agora. Seria um movimento muito drástico, inclusive pouco democrático", declarou o líder do PL no Senado.

Em uma publicação nas redes sociais antes da votação da PEC, Bolsonaro expressou sua desaprovação, afirmando que "de nada vale vestir o verde/amarelo por ocasião das eleições e o vermelho durante o mandato" e previu um futuro semelhante ao da Venezuela e Argentina para o Brasil.

A maioria dos aliados de Bolsonaro votou contra a reforma, incluindo ex-ministros como Marcos Pontes (PL-SP), Tereza Cristina (PP-MS), Sergio Moro (União-PR) e o ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos-RS).

Entretanto, além de Eduardo Gomes, a proposta recebeu apoio de figuras como o ex-ministro da Casa Civil Ciro Nogueira (PP-PI) e parlamentares que foram bolsonaristas no governo anterior, como Alan Rick (União-AC), Márcio Bittar (União-AC) e Nelsinho Trad (PSD-MS).

A margem de aprovação foi estreita, com apenas quatro votos a mais que o mínimo necessário para avançar. A PEC foi aprovada com 53 votos favoráveis e 24 contrários no primeiro turno. Com as alterações no texto, a proposta agora seguirá para uma nova análise na Câmara.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES