Deputado Kim Kataguiri quer punir Lula por atrasar a indicação do novo PGR

O deputado protocolou o projeto de lei na Câmara que visa criar uma inédita modalidade de crime de responsabilidade para presidentes da República

Deputado Kim Kataguiri | Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) apresentou um projeto de lei na Câmara que visa criar uma inédita modalidade de crime de responsabilidade para presidentes da República: a "protelação" da indicação do procurador-geral da República.

A proposta, protocolada na última quinta-feira (9), estabelece que o presidente comete crime de responsabilidade caso adie a indicação por "mais de 30 dias" ou se prolongar a nomeação por mais de cinco dias após a aprovação do indicado pelo Senado.

Caso essa lei estivesse em vigor, poderia ser aplicada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que segura há mais de um mês a indicação do novo chefe da PGR, uma vez que o mandato de Augusto Aras como procurador-geral da República encerrou-se em 26 de setembro.

Na justificativa do projeto, Kim Kataguiri admite que a proposta foi apresentada em decorrência do atraso de Lula na nomeação do sucessor de Aras. Para o deputado, a demora na indicação do novo chefe da PGR seria uma "estratégia política".

"Trata-se de uma jogada política não republicana que demonstra um enorme desrespeito a uma instituição fundamental para a manutenção do regime democrático e defesa da ordem jurídica, razão pela qual deve ser considerado crime de responsabilidade contra o livre exercício dos Poderes Legislativo e Judiciário", destaca o parlamentar.

Quanto à decisão de Lula, conforme noticiado anteriormente, o presidente está "muito perto" de anunciar seu escolhido para a PGR. Após receber ao menos cinco "candidatos" à vaga, auxiliares do petista avaliam que a disputa se afunilou nos nomes de três subprocuradores.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES