Carla Zambelli processa o jornalista que perseguiu armada e alega ofensas

A deputada federal acusa Luan de iniciar a confusão e continuar promovendo ofensas contra ela.

Carla Zambelli perseguiu o homem em São Paulo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) abriu um processo contra o jornalista Luan Araújo, alegando que ele iniciou a confusão, que culminou em perseguição armada, antes do segundo turno das eleições presidenciais de 2022, por não concordar com a ideologia política da parlamentar.

A queixa-crime foi protocolada na última quarta-feira (26/7) e trechos dela foram divulgados pela revista "Veja". Zambelli acusa Luan de iniciar a confusão e continuar promovendo ofensas contra ela, citando um artigo escrito pelo jornalista em que ele a descreve como integrante de uma "seita de doentes da extrema-direita" que comete "atrocidades atrás de atrocidades".

Leia Mais

A defesa da parlamentar argumenta que o episódio foi traumático para ambos, mas não aceita que a vítima a ofenda. O Ministério Público discorda da acusação contra o jornalista, no entanto, o juiz Fabrício Reali Zia, da Vara Especial Criminal paulista, decidiu que não pode rejeitar os pedidos da deputada e determinou uma audiência preliminar.

Julgamento no STF

Na volta do recesso do Poder Judiciário, em agosto, o Supremo Tribunal Federal vai julgar se aceita denúncia contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) O STF agendou para os dias 11 e 21 de agosto a data de julgamento do inquérito em desfavor da deputada por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com uso de arma de fogo.

No processo, a relatoria é do ministro Gilmar MendesO Supremo vai analisar o processo e caso a  acusação da Procuradoria Geral da República seja aceita, a deputada passará a ser ré em uma ação criminal. O processo em questão investiga o episódio em que a deputada, no período de véspera do segundo turno da eleição para presidente da República, no dia 29 de outubro, discutiu com um simpatizante do candidato petista, o  atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, ela perseguiu o apoiador com arma de fogo em punho e o momento foi filmado e viralizou nas redes.

No incidente, que se tornou viral, Carla Zambelli sacou uma arma e correu atrás do jornalista. Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), incluindo o ex-ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), atribuem esse episódio à derrota nas eleições. Além disso, a parlamentar também responde a um processo no Supremo Tribunal Federal por porte ilegal de arma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES