Casamento LGBT, posse de terras, IA: entenda a 'megarreforma' em discussão no Senado

Ao abordar temas tão sensíveis e abrangentes, a comissão enfrenta divergências, especialmente em questões como o reconhecimento dos direitos dos animais

Rodrigo Pacheco (PSD-MG) | Waldemir Barreto/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao longo desta semana, uma comissão de juristas no Senado estará mergulhada em discussões cruciais sobre o relatório final e uma minuta de projeto para reformular o Código Civil, instituído em 2002 e vigente desde 2003. Sob a presidência do ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o colegiado, criado pelo presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em agosto de 2023, terá até 12 de abril para concluir os trabalhos, após quase sete meses de intensas deliberações e audiências.

Desde fevereiro, um relatório preliminar começou a ser esboçado, delineando propostas que abrangem diversas esferas do código, incluindo a maneira como animais, famílias e questões virtuais são tratadas legalmente. Entre as mudanças propostas, destacam-se alterações na autorização para doação de órgãos pós-morte, reconhecimento ampliado de arranjos familiares, regras mais precisas para proteção na internet e sistemas de inteligência artificial e mudança na aquisição de propriedades rurais pelo tempo de posse.

O texto preliminar também almeja reformular as normas relacionadas a casamentos e uniões estáveis, abrindo espaço para casais homoafetivos e introduzindo novos termos, como "conviventes", para referir-se às pessoas unidas civilmente. Além disso, propõe-se uma nova modalidade de divórcio unilateral, simplificando o processo para término de uniões sem consenso mútuo.

A proposta inclui ainda um capítulo inovador dedicado aos direitos dos animais, reconhecendo-os juridicamente como seres sencientes e ampliando suas proteções legais. Outro destaque são as medidas propostas para regular a reprodução assistida e as barrigas solidárias, trazendo maior clareza e segurança jurídica para essas práticas.

Ao abordar temas tão sensíveis e abrangentes, a comissão enfrenta divergências, especialmente em questões como o reconhecimento dos direitos dos animais e as especificidades da proteção na internet e uso de inteligência artificial. No entanto, a expectativa é que essas discussões resultem em um código mais moderno e adequado aos desafios contemporâneos, refletindo as demandas da sociedade brasileira.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES